Francisco de Paula Nei (Vila de Aracati, CE, 2/2/1858 – Rio de Janeiro, RJ, 13/10/1897). Hoje é o aniversário dele de 157 anos. De vida mesmo, num chegou nem aos 40, direito. Humorista,
boêmio, jornalista, poeta e intelectual, viveu na época do Aluízio Azevedo, Coelho Neto, Guimarães Passos, Luiz Murat, Olavo Bilac e mais um bocado de gente boa. Viveu na época e foi amigo e admirado por todos os citado. Coelho Neto escreveu até livro sobre o Nei. É do Paula Nei o soneto que diz ser "Fortaleza, a loira desposada do Sol"
A FORTALEZA
Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares,
A Fortaleza, a loira desposada
Do sol, dormita à sombra dos palmares.
Loura de sol e branca de luares,
Como uma hóstia de luz cristalizada,
Entre verbenas e jardins pousada
Na brancura de místicos altares.
Lá canta em cada ramo um passarinho,
Há pipilos de amor em cada ninho,
Na solidão dos verdes matagais...
É minha terra! a terra de Iracema,
O decantado e esplêndido poema
De alegria e beleza universais!
www.zebrinha.net Palestras, Shows, Eventos, Confreternizações em Empresas, Escolas, Congressos e Convenções com o Melhor do Humor Cearense
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Eu já falei 80 vezes, o Renato é meu vizinho!
Engraçado! A gente fala, mas ninguém acredita! O Renato Aragão é meu vizinho! Se tá achando que eu tô inventando, é só olhar no mapa do Ceará. Tá lá: Sobral e Massapê. Eu sou deste, ele é daquele... O que nos separa são dois Mumbabas (o de cima e o de baixo).
...Não! Claro que não brincamos de bila juntos. Até os 28 anos dele, eu... cadê eu? Eu ainda ia nascer. Ele é de 35, eu, de 62, do século passado.
Mas, apesar dele nunca ter pedido café lá em casa, nem eu, açúcar, na casa dele, sempre nos encontrávamos. Difícil, era eu ir em sua casa. Acho que a mamãe não deixava. Já ele, todo domingo tava lá em casa. E o pior, na hora do jantar. Sem cerimônia, chegava com a turma, brincava, curtia, fazia suas palhaçadas... Papai adorava... Eu, então!!!
Mas, um dia percebi, que aquele camarada de Sobral frequentava outros becos... Talvez o da Rua do Ouvidor, que tem clara sintonia, com o do Cotovelo...
E outra coisa: descobri que ele também entrava nas casas de todos os meus outros vizinhos, e que, todos eles também o adoravam.
Nada de ciúme ou egoísmo! Fiquei foi feliz! Afinal, depois nos reuníamos para falar dele... De bem, é claro! E, acima de tudo, de rir dele... e da turma todinha, que ele tão bem comandava
Hoje, 13 de janeiro, de um tal ano de 2015, que eu ainda não o conheço direito... só há 13 dias, o meu vizinho Renato Aragão completa 80 anos de vida, com a missão de fazer uma única coisa: a felicidade de todos, através do riso. Existe algo mais nobre que isto? Eu desconheço!
Pra ele, toda a felicidade do mundo, e um agradecimento especial, por ser meu vizinho.
Jader Soares
Humorista Cearense
Presidente da ASSO-H (Associação dos Humoristas Cearense)
Diretor do Museu do Humor Cearense
Diretor do Teatro Chico Anysio
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Agora é Lei: 12 de Abril é o Dia Nacional do Humorista
Tô feliz! Pode apostar que sim!
Ver uma ideia que tive ser transformada em Lei Nacional... e, mais
ainda, ser esta ideia em formato de homenagem a um dos maiores cidadãos (é esta
a expressão que quero usar) deste país, é simplesmente fantástico. Até me
emociono, pensando na alegria que ele teria
se ainda entre nós estivesse.
A Presidente da República, D. Dilma, sancionou ontem, dia 08 de
janeiro 2015, a Lei nº 13.082/2015, que define o 12 de
Abril como o Dia Nacional do Humorista.
O Data - 12 de abril - é uma referência ao aniversário de Chico
Anysio, que nasceu em 1931 e faleceu em 23 de março em 2012. Chico viveu 80
anos e 345 dias.
Na justificativa para
apresentar o projeto, o autor da proposta, o deputado cearense de Icapuí José
Airton Cirilo (PT-CE) disse: "Esse
projeto visa a homenagear todos aqueles que fazem sorrir e, também, os
benefícios à saúde alcançados por meio da risada. O riso é uma demonstração de
bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Rir relaxa as tensões
e gera simpatia que contagia e ajuda a viver melhor. Não são poucos os
brasileiros, principalmente os nordestinos, que fazem do humor sua profissão,
transformando suas dificuldades, suas tristezas e sofrimentos em pretexto para
fazer sorrir".
NO CEARÁ,
12 de abril é o Dia do Humorista desde 2003
O
Dia do Humorista no Ceará é comemorado oficialmente desde 2004, com um grande
Show de Humor na Praça do Ferreira, uma das principais praças de Fortaleza.
Neste dia, cerca de 40 humoristas se apresentam de graça em palco armado na
citada praça. A Lei, porém é de 2003 (Lei
Estadual nº 13.317 de 02/07/2003 - DOE, Série 2, Ano VI, nº 125) e (Lei
Municipal nº 9518 de 23/10/2009 DOM de 05 de novembro de 2009). O autor do
Projeto de Lei no Estado é o deputado Artur Bruno. No âmbito Municipal(Fortaleza), a Lei é
da ex-vereadora Eliane Novais.
A
iniciativa da criação do 12 de abril como Dia do Humorista foi dos humoristas
cearenses. A idealização da data foi do humorista Jader Soares, diretor do
Teatro Chico Anysio.
Abaixo: 3 fotos do dia 08 de janeiro de 2004, ocasião em que entreguei a Placa de Dia do Humorista (Estadual) a Chico Anysio, no Centro de Convenções, diante da plateia e na presença de muitos colegas humoristas. O humorista ANDRÉ LUCAS, filho de Chico, também estava presente ao evento. O Governador do Ceará na época era Lucio Alcântara, que aparece na terceira foto.
Na última foto, de janeiro de 2015, aparece o Deputado Federal José Airton Cirilo, ladeado por
Jader Soares e André Lucas.

Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
Institui o Dia Nacional do Humorista.
|
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA
Faço
saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica
instituído o Dia Nacional do Humorista a ser comemorado, anualmente, no dia 12
de abril, em todo o território nacional.
Brasília, 8 de janeiro de 2015;
194o da Independência e 127o da República.
DILMA ROUSSEFF
João Luiz Silva Ferreira
João Luiz Silva Ferreira
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Projeto Minha Escola no Museu
HUMOR EDUCATIVO
Atenção educadores, diretores e donos de escolas de Fortaleza e interior do Ceará, que tal juntar a galera para um passeio inesquecível: uma visita ao Museu do Humor Cearense e Teatro Chico Anysio (mesmo endereço). É o Projeto “Minha Escola no Museu”.
Veja como o projeto funciona:
O que é o Projeto?O Projeto Minha Escola no Museu é um encontro de estudantes com a cultura cearense do bom Humor.
Onde acontece?
No Museu do Humor Cearense e Teatro Chico Anysio (Mesmo endereço: Av. da Universidade, 2175 – Fortaleza-Ceará).
Qual o público a ser atingido?
Estudantes, a partir do 4° ano.
Quantidade por visita?
Turma de até 50 estudantes.
Horários?
A combinar
Sugestão: Manhã: 08h – Tarde: 14h
Qual a duração da visita?
90 minutos (no máximo)
Como acontece?
Ao chegar ao Museu, o grupo de estudantes será recebido e encaminhado ao Teatro Chico Anysio, onde informações explicativas sobre a visita serão dadas. Neste momento também falaremos sobre o acervo a ser visitado. (15 minutos)
Visitação ao Museu (30 minutos)
(Durante a visitação a Sala de Vídeo estará mostrando reportagens e vídeos em geral sobre humor).
Lanche (15 minutos)
(O lanche será oferecido pelo Museu – Um saco de pipoca e um refrigerante)
Show de Humor Educativo (30 minutos)
Após o lanche, retorno ao Teatro para apresentação de uma Palestra/Show.
Escolha um tema:
1 – Quem não Lê, Mal Fala, Mal Ouve, Mal Vê! (Incentivo à Leitura).
2 – DENGUE, o Fim da Picada!
3 – O MEIO AMBIENTE é a Maior Limpeza!
4 – Com AIDS não se brinca!
AGENDAMENTO
Nome da Escola_____________________________________________
Dia:________________________
Horário(s) Manhã:_________________ Tarde:__________________
De acordo:
____________________________
Responsável pela Escola
_____________________________
Museu do Humor Cearense
Investimento: a combinar no ato do agendamento.
Tel. 85 - 3252 3741 - 9991 0460(Claro)
http://museudohumorcearense.com.br
domingo, 14 de dezembro de 2014
Blog... pra que é que serve um blog?
Primeira vez que ouvi falar em BLOG, foi através do Chico Anysio, em março de 2009, na ocasião em que ele veio gravar participação no filme O AUTO CAMISINHA, de Clébio Viriato, baseado num cordel do redator cearense José Mapurunga (cadê o Mapuranga, que nunca mais o vi? Mapuranga, se tiver me ouvindo, apareça pra gente conversar. O local é o mesmim). Também participei do filme. Meu personagem: um fotógrafo... bem caladim! Num dei um pio.
... Foi no aeroporto Pinto Martins, aqui em Fortaleza. Entre um papo e outro, acho que ele perguntou: "já viu meu Blogspot? - e continuou - Funciona assim: É uma pagina pessoal na Web. Publico um texto e qualquer pessoa que acesse, pode opinar, comentar, falar bem, falar mal. O endereço é este aqui..." E escreveu num pedaço de papel. Guardei-o na carteira de dinheiro, que por coincidência, neste dia tava com umas onças e uns peixes dentro, mas, apesar de ecologista praticante, não deu para preserva-los por muito tempo. Foram extintos dia seguinte, ficando só o papel onde Chico escreveu o endereço do blogspot. Este, o tenho até hoje.
Quando vi, achei sensacional. Mais sensacional ainda quando o meu filho, Jadim, disse que eu também poderia ter um. Estes meninos sabem de tudo! 'É caro?" "Mais barato que senhor pensa... é de graça!" Aí pronto! surgiu então o BLOG DO ZEBRINHA. Agora, depois dum bocado de tempo com o blog no ar, resolvi responder a uma pergunta que eu mesmo resolvi fazer: Blog... pra que é que ser um blog?
Um blog serve, antes de qualquer coisa, para que pessoas exponham suas ideias, sejam elas quais forem. Serve para o sujeito ou a sujeita escrever. Ou seja: só pode ter blog quem gosta de escrever... ou pelo menos deveria ser assim.
O que muitas vezes acontece com muita gente, e, principalmente comigo é o seguinte: Surge uma ideia, 'escrevo-a toda na mente', nada de anotar nada, na certeza de que jamais a esquecerei. Balela. Difícil é lembrar depois. O próprio Chico Anysio fazia assim: anotava toda e qualquer ideia em cadernetinhas. Ele tinha um bocado.
Já que respondi pra que é que serve um blog, agora pergunto: Pra onde vão as ideias que a gente tem e não as põe no papel?
... Foi no aeroporto Pinto Martins, aqui em Fortaleza. Entre um papo e outro, acho que ele perguntou: "já viu meu Blogspot? - e continuou - Funciona assim: É uma pagina pessoal na Web. Publico um texto e qualquer pessoa que acesse, pode opinar, comentar, falar bem, falar mal. O endereço é este aqui..." E escreveu num pedaço de papel. Guardei-o na carteira de dinheiro, que por coincidência, neste dia tava com umas onças e uns peixes dentro, mas, apesar de ecologista praticante, não deu para preserva-los por muito tempo. Foram extintos dia seguinte, ficando só o papel onde Chico escreveu o endereço do blogspot. Este, o tenho até hoje.
Quando vi, achei sensacional. Mais sensacional ainda quando o meu filho, Jadim, disse que eu também poderia ter um. Estes meninos sabem de tudo! 'É caro?" "Mais barato que senhor pensa... é de graça!" Aí pronto! surgiu então o BLOG DO ZEBRINHA. Agora, depois dum bocado de tempo com o blog no ar, resolvi responder a uma pergunta que eu mesmo resolvi fazer: Blog... pra que é que ser um blog?
Um blog serve, antes de qualquer coisa, para que pessoas exponham suas ideias, sejam elas quais forem. Serve para o sujeito ou a sujeita escrever. Ou seja: só pode ter blog quem gosta de escrever... ou pelo menos deveria ser assim.
O que muitas vezes acontece com muita gente, e, principalmente comigo é o seguinte: Surge uma ideia, 'escrevo-a toda na mente', nada de anotar nada, na certeza de que jamais a esquecerei. Balela. Difícil é lembrar depois. O próprio Chico Anysio fazia assim: anotava toda e qualquer ideia em cadernetinhas. Ele tinha um bocado.
Já que respondi pra que é que serve um blog, agora pergunto: Pra onde vão as ideias que a gente tem e não as põe no papel?
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Show de Humor em Fortaleza
Dezembro chegou. Com ele, férias para um bocado de gente. Então, o momento é de riso e alegria.
Pensando nisso, o Teatro Chico Anysio preparou uma programação especial para você. Reuniu um bocado de cabra gaiato pra fazer graça no palco. São três humoristas por noite.
É o Projeto HUMOR NAS FÉRIAS
Todo Sábado e Domingo as 19h.
A gente vai divulgando os nomes por semana.
Pra começar, dias 7 e 8 de dezembro:
Zebrinha, Veia Cômica e Tom Leite
sábado, 25 de outubro de 2014
Um Workshop de Humor com o cabra do Cine Holliúdy... era só o que faltava!
As inscrições estão abertas! As vagas
são limitadas!
Se você já é ou então quer ser humorista,
stand-up comediante, redator de comédia, orador engraçado, ou simplesmente
injetar mais humor em sua vida diária, a orientação e os conselhos do cearense,
revelação do humor nacional estão a sua disposição no Workshop que será
realizado no Teatro Chico Anysio, em Fortaleza-CE, nos dias 3,4 e 5 (segunda,
terça e quarta) de novembro. Horário: de 19h as 22h.
Aprenda com Edmilson Filho premiado
ator, produtor e comediante de teatro e cinema
Edmilson dá todas as técnicas vitais, segredos e
habilidades a ser utilizadas para atuar, escrever e produzir um grande material
humorístico.
Oh, my Good, macho! E quem é este Edmilson?
Ele nasceu no Ceará, mas mora há 14
anos nos Estados Unidos. O Cabra é Ninja!
Agilidade é com ele mesmo. Rápido no gatilho, humor ímpar e tiradas ligeiras. Edmilson Filho tem a capacidade de percorrer
do humor escrachado do nordeste as expressões corporais de Bruce Lee em uma
única frase! Entenderam?!
Mas foi como protagonista do longa cearense Cine Holliúdy que chamou a atenção do Brasil. O filme bateu todos
os recordes de público na história do cinema do Ceará, superando até Titanic. Depois
foi a vez do sucesso no Nordeste e em todo o Brasil. A obra que mistura comédia e artes marciais
rendeu elogios de grandes nomes do entretenimento como Luciano Huck, Fernando
Meirelles e Cacá Diegues.
E você pensa que ele se acomoda! Que
nada! Realiza apresentações (sempre
lotadas) no Brasil e nos EUA da sua peça Made
In Ceará; já está comprometido com 3 projetos (Cine Holliúdy II e Shaolin
do Sertão) e em outro filme que estreia em Janeiro de 2015 "Loucas Para Casar". Tem mais uma
série para TV Globo com direção de Fernando Meirelles, programa de TV
Nazámerica pelo canal Brasil e uma Web Série
no Gshow Canal da web da Rede Globo; além de estudar propostas para curtas
temporadas de Made in Ceará pelo
Brasil. Eita!
Pois, para passar todo seu aprendizado
e dizer como que se faz as coisas no palco e na tela foi que o Edmilson Filho
preparou este Workshop para humoristas, comediante e outros seres humanos.
Qualquer pessoa pode tá dentro.
Programa
Você
é engraçado?
O
que é o riso?
Descubra
seu potencial artístico (Identificando o seu senso pessoal de humor)
Como
montar seu espetáculo
Estilos
de humor
Direção
do seu talento
A
desconstrução do seu próprio estilo de escrita
Escrita,
edição, organização e manutenção do seu material
Uso
de linguagem, movimentos e ritmos na comédia
Maneiras
de organizar e expandir os seus conceitos de modo que ele esteja ao seu alcance
Análise
e direção de desempenho Cômico.
O
que fazer e o que não fazer
Criar
novo material engraçado
Saiba
como obter mais risos da sua ideia de comédia
O
negócio de Stand-Up
Aprenda
a transformar suas histórias engraçadas em material de comédia Stand-Up
Obtenha
mais risos realizando personagens e representando cenas
Aumente
a sua compreensão de como obter agentes, gerentes e reservas.
INSCRIÇÕES
ABERTAS
Teatro
Chico Anysio
Av.
da Universidade, 2175
Benfica
Fortaleza
– Ce
Horários:
De
segunda a Sexta
De
13h as 20h
Tel.:
(85) 3252 3741
9991
0460 (Claro)
INVESTIMENTO
– R$: 250,00
Formas
de Pagamento:
No
Teatro: A Vista ou no Cartão Visa e Master Card (Débito e Crédito)
Assinar:
Postagens (Atom)








