quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

71 Anos da Vaia ao Sol

Escrevi este Cordel, ano passado, para comemorar os 70 anos da Vaia ao Sol, e publiquei o danado aqui no meu blog, no dia 30 de janeiro de 2012.  Fizemos o maior funil na Praça do Ferreira pela passagem da vaia setentona. Teve escolha da melhor vaia e tudo...  Hoje, 30 de janeiro de 2013, dia em que se comemora os 71 anos da famosa Vaia, publico-o novamente.
VIVA O POVO DO CEARÁ! VIVA O DIRETO DE VAIAR!

LITERATURA DE CORDEL

Autor: Jader Soares (ZEBRINHA)

70 anos da Vaia ao Sol
1
Me lembro bem direitim
O dia, a hora, o local
Do que aqui vou contar
Pra alegrar o pessoal
Uma história engraçada
Que você vai dar risada
Se não rir não é normal.

2
Fique tranquilo, segure
O Cordel em sua mão
Não trema, não se encabule
Leia alto, use o pulmão
Compartilhe a todo povo
Se quiser, leia de novo
Não se arrependerá não.

3
A história é a da Vaia
Que pra você vou contar
Aconteceu bem aqui
No Estado do Ceará
Bem na Praça do Ferreira
Eu num tô de brincadeira
Cê tem que acreditar.

4
A Praça, cê sabe bem
Que fica em Fortaleza
É a mais bela de todas
É lá com toda certeza
O centro da molecagem
Travessura, fuleiragem
Zombaria e artisteza.

5
Que vaia? Vaia no Sol
Ou ao Sol, fica melhor
Eu vaiei, mamãe vaiou
Vaiou vovô e vovó
Vaiou o rico, o pobre
Vaiou plebeu e o nobre
Quem não vaiou, ficou só.

6
O motivo? Foi que ele
O astro rei referido
Permitiu uma chuva grossa
Passou três dias escondido
E depois, todo abusado
Quis de volta seu reinado
Ficou com dor no ouvido.

7
Menino, uma nuvem negra
A cidade escureceu
O dia virou foi noite
Três dias inteiros de breu
O mar emendou com a praia
E o sol levou grande vaia
Quando ele apareceu.

8
Foi nos mil e novecentos
Ano de quarenta e dois
Em janeiro, dia 30
Eu tava comendo arroz
De tudo tô me lembrando
E pra você tô contando
Setenta anos depois.

9
O sol disse: - Vou sair
Antes que mais chuva caia
Não esperava, porém
Lá embaixo tal gandaia
Se encabulou e sumiu
O povo se reuniu
E meteu aquela vaia.

10
- Aparece seu covarde!
Disse um cabra ameaçando
- Des-ce daí se tu é ho-men
Disse um bebo gaguejando
Nunca o sol foi tão xingado
Que ficou acabrunhado,
Depois acabou brilhando.

11
Era em tempo de guerra
A Segunda Mundial
E em vez de ir pra batalha
Ser morto sem funeral
É serviço mais maneiro
Vaiar o sol trapaceiro
Realmente é mais legal.

12
Veio gente de todo canto
De caminhão e de pé
Veio Ciço do Juazeiro
Francisco do Canindé
Pra tudo ficar normal
Quem também veio de Sobral
Foi o Bispo Dom José.

13
Apareceu pescador
Com rede e com anzol
Gente com frio danado
Enrolada com lençol
Mas não deu pra aguentar
E o povo do Ceará
Botou foi quente no Sol.

14
O Bode Iôiô quando ouviu
Aquela vaia do além
Fugiu logo do Museu
Subiu num vagão do trem
Parou bem no meio da praça
Olhou, berrou, achou graça
O vaiou o sol também.

15
Quem via tudo e curtia
Era Leonardo Mota
Fumando um charuto grosso
Derrubando uma meiota
Misturada com limão
Caneta e papel na mão
O Leota tudo anota.

16
Quintino Cunha subiu
Em cima de uma mesa
Fez discurso, sol já posto
Quente, com toda firmeza
Falou pru sol escutar:
“Cê num venha mais frescar
Com o povo de Fortaleza”

17
Ceará,Terra do Sol
Isso na pele se sente
Não é que seja ruim
Só que aqui tá tão quente
Que às vezes fico a pensar
Parece que o sol está
É se vingando da gente.

18
Por isso estou aqui
Lhe convidando pra praça
Venha cá se divertir
Venha mostrar sua raça
Vai ter humor de primeira
Vai ter muita brincadeira
Venha se abrir, achar graça.

19
Lá também vai ter concurso
E vai ter premiação
Para a vaia mais gaiata
Que tiver mais emoção
Vá treinando, ensaiado
Tudo que ver vá vaiando
Não fique de fora não!

20
E se na Praça passar
Um sujeito amarmotado
Diferente, esquisito
Assim meio atrapalhado
Se alguém ver, se aperceber
O que vai acontecer
É que ele vai ser vaiado.

21
O direito de vaiar
É próprio do cidadão
Vaia até o time que torce
E o cearense então!
Vaia enterro, vaia queda
Vaia topada em pedra
Vaia político ladrão.

22
Tá no sangue deste povo
A molecagem latente
O bom humor sempre ativo
Sempre bem vivo e presente
Viva o povo do lugar
Viva o meu Ceará
Viva a graça desta gente!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CONTATO DOS HUMORISTAS CEARENSES

Está precisando dar boas gargalhadas! Pronto! Contrate um Humorista Cearense e lote sua empresa, seu aniversário, seu evento de alegria. Chame um Artista do Riso e solte a gargalhada!
Adamastor Pitaco – (85) 8892-1000 E-MAIL: contato@adamastorpitaco.com.br
Alex Nogueira – (85) 9935.7393 – 8610.3919 E-MAIL: alexnogueirashow@hotmail.com
Anderson Justo – (85) 9979.8513 E-MAIL: Anderson.justodearaujo@yahoo.com.br
Augusto Bonekeiro – (85) 9982.3867 E-MAIL: bonekeiro@gmail.com
Aurineide Cumurupim – (85) 8846.0999 E-MAIL: luisantonio3290@yahoo.com.br
Bagaceira – (85) 8822.2829 E-MAIL: bagaceirahumor@hotmail.com Barbie Girl – (85) 8825.3514 - 9664.0574 e-mail: jrtorres_teatro@hotmail.com
Bastiana – (85) 8835.2406 – 8794.0705 – 9706.0570 E-MAIL: valtemirdohumor@hotmail.com
Belo Beleza – (85) 9926.9772 - 3245.8334 E-MAIL:
Biba – (85) 9171.4765 E-MAIL: amadeumaya@hotmail.com
Barroada – (85) 8756.4227 E-MAIL: humoristabarroada@gmail.com
Chocolate – (85) 8862.4683 – 8757.8803 – 9707.2696 E-MAIL: chocolattedohumor@hotmail.com 
Ciro Santos – (85) 8728.2668 – 3082.8435 E-MAIL: cirosantos@cirosantos.com.br
Coloral e Neurlândio – (85) 8746.3822 - 3485.2125 – 8620.7988 E-MAIL: neuton114@hotmail.com
Capitão Roberto – (85) 9912.0145 – 8779.7082 E-MAIL: capitaoroberto@hotmail.com
Cibalena e Iraildo – (85) 8834.8697 – 8710.6833 E-MAIL: cibalenashow@gmail.com
Chiclete – (85) 8542.0920 – 9632.3508 E-MAIL: heliochiclete@gmail.com
Debilóide – (85) 8709.4783 E-MAIL: egildobrito@hotmail.com
Desmantelado – (85) 8620.0192 – 3286.0582 – 8839.6205 E-MAIL: desmanteladoshow@hotmail.com
Delegado Vilas Mala – (85) 8861.1381 E-MAIL: faromiami@hotmail.com
Dion Queiroz – (85) 8801.7539 E-MAIL: dionhumorista@hotmail.com
Dona Fransquinha – (85) 8713.3155 - 9626.8730 E-MAIL: makson.andrade@yahoo.com.br
Edmaia – (85) 9186.7831 - 3283.1185 E-MAIL: edmarvalentimmaia@gmail.com
Elvis Preto – (85) 8836.9443 - 9976.1743 - 3494.1136 E-MAIL: elvispreto@yahoo.com.br
Ery Soares – (85) 8844.4598 - 3491.3102 E-MAIL: erysoares@gmail.com
Esparguete – (85) 8606.0616 - 8718.3100 E-MAIL: espargueteshow@yahoo.com.br
Esquema – (85) 8821.6638 - 3228.9591 E-MAIL: humoristaesquema@hotmail.com
Eltom Andrade – (85) 8790.5330 – 9926.1665 E-MAIL: djettom@gmail.com
Felipe Ferreira – (85) 8504.8013 E-MAIL: showfelipeferreira@hotmail.com
Fonsequinha – (85) 8741.6371 E-MAIL: fonsecaporto@hotmail.com
Frank Riso – (85) 8722.2156 - 9674.5599 - 9153.8020 – 8722.2156 E-MAIL: Frank_riso@hotmail.com
Froxilda Fofolett – (85) 8804.6725 - 8861.3061 - 3491.5243 - 9641.8031 E-MAIL: danyfernandes13@hotmail.com
Gente Fina – (85) 9942.9689 - 9954.1088 - 4141.1700 E-MAIL: gentefinaestrelahumor@gmail.com
Gil Soares – (85) 8603.1697 - 9999.1080 E-MAIL: humorgilsoares@yahoo.com.br
Iran Delmar – (85) 9172.3535 E-MAIL: programadocoxinha@hotmail.com
Jadilene – (88) 3581.2020 E-MAIL: brsjadi@hotmail.com
Jô Camelô – (85) 8750.4118 E-MAIL: cristallfibras@ig.com.br
Jhonathan Só o Osso – (85) 8829.5152 E-MAIL: jonathaneosso@hotmail.com
Juanito – (85) 8895.8518 - 9601.8518 - 3214.0670 E-MAIL: juanbustamonte02@yahoo.com.br
Juvelina Ceará – (85) 8729.6132 E-MAIL: jovelinaceara@hotmail.com
Leide Daiana – (85) 8831.4259 – 9945.2400 E-MAIL: cleudobarbosa@yahoo.com.br Lailtinho – (85) 9944.8182 E-MAIL: lailtinho@gmail.com
Leo Holanda – (85) 8881.3230 E-MAIL: leoholandawu@hotmail.com
Lesadinho – (85) 8700.7367 E-MAIL:
Luiz Neto – (85) 8673.9457 - 9988.2304 E-MAIL: luiz.lubane@gmail.com
Luana do Crato – (85) 9979.8513 E-MAIL: bilubila@yahoo.com.br
Luan Damasceno – (85) 8860.1994 – 9672.2193 E-MAIL: luandamasceno@yahoo.com.br
Leleu – (85) 8619.1260 – 3292.1761 E-MAIL: marcosdurte@correios.net.br
Madame Mastrogilda – (85) 8801.8880 E-MAIL: madamemastrogilda@uol.com.br
Maestro Ceraphim – (85) 9119.2869 - 3251.1947 - 8609.1800 - 9991.1625 E-MAIL: mariojr.humorvirtual@hotmail.com
Manguaça – (85) 8883.9894 E-MAIL: manguaça_show@hotmail.com
Maria Gasolina – (85) 8731.8092 E-MAIL: mariagasolinabrasil@yahoo.com.br
Marmita e Marmitinha – (85) 9125.9024 – 8637.8998 E-MAIL: marmitachanka@yahoo.com.br Marmota – (85) 8715.6197 E-MAIL: marmotamax@hotmail.com
Megdal – (85) 8853.8479 E-MAIL: megdal@zipmail.com.br Meirinha – (85) 9981.0390 E-MAIL: karla_karenina@yahoo.com.br
Mixirico – (85) 8791.3977 – 9956.5011 E-MAIL: humormixirico2@hotmail.com
Motoka – (85) 8831.0470 - 9159.0613 E-MAIL: circomotoka@gmail.com
Naná Pinheiro – (85) 8603.8072 - 3276.4365 E-MAIL: eliomarpinheiro@globo.com
Nega Maluca – (85) 8780.9527 E-MAIL: bil0533@yahoo.com.br
Oscabrito – (85) 8822.1487 E-MAIL: oscabritto@hotmail.com Otília – (85) 8718.0076 E-MAIL: aluisiojunior_otilia@hotmail.com
Oda E-MAIL: odatoicima@gmail.com
O Mamãe – (85) 8656.1662 – 3259.4721 E-MAIL: ronaldoerpidio@gmail.com
Paçoca e Fubá – (85) 8856.9980 - 3296.9521 E-MAIL: showrisos@yahoo.com.br Papudim – (85) 8879.4037 – 8864.1202 – 9645.4689 E-MAIL: papudim@gmail.com
Paulo Diógenes – (85) 9944.2466 E-MAIL: paulodiogenes@hotmail.com
Pequeno – (85) 8716.0670 E-MAIL: pequenodaotica@hotmail.com
Pepeta – (85) 8713.3155 - 3295.3471 E-MAIL: pepetanabiteka@hotmail.com
Peteleco – (85) 9909.0509 E-MAIL: magicogoldini@yahoo.com.br
Picolina – (85) 8678.0724 E-MAIL:
Polegar – (85) 8505.1555 E-MAIL:
Pupunha – (85) 8536.9330 – 9641.3872 E-MAIL: pupunha_gomes@yahoo.com.br
Ressaca – (85) 9124.9025 E-MAIL: franciscoressaca@hotmail.com
Rosinete – (85) 8882.8239 E-MAIL: eduardoespirita@bol.com.br
Rossicléa – (85) 9983.1000 E-MAIL: valeriavitoriano@hotmail.com
Severina Guet – (85) 9951.3361 - 8868.1124 E-MAIL: glauberlima@bol.com.br
Skolástica – (85) 9977.6868 E-MAIL: skolastica.show@gmail.com
Superedson – (85) 8846.2108 E-MAIL: superedson2002@yahoo.com.br
Tirulipa – (85) 8750.3828 E-MAIL: tirulipashow@hotmail.com
Titela – (85) 9927.5031 E-MAIL: titeladohumor@yahoo.com.br
Tom Leite – (85) 9181.8713 – 9983.6071 – 8641.6799 – 8621.3605 E-MAIL: tomleite_@hotmail.com
Tiquinho – (85) 8795.9666 E-MAIL: danielfelicio10@hotmail.com
Tom Silva – (85) 9958.4675 – 8789.3195 E-MAIL: wellingtonlegionario@hotmail.com
Veia Cômica – (85) 8670.8044 - 9607.7906 - 8660.6707 - 9946.8142 E-MAIL: veiacomica@yahoo.com.br
Zé Bolão – (85) 8807.1840 E-MAIL: joaozinhobordados1@hotmail.com
Zé Cueca – (85) 9984.8084 E-MAIL: queirozbarbosa2009@bol.com.br Zé das Tapioca – (85) 8841.5177 E-MAIL: tapioca_tapioca@hotmail.com
Zé Modesto – (85) 9981.0465 E-MAIL: joaonetto@hotmail.com
Zebrinha – (85) 9991.0460 - 3252.3741 E-MAIL: escritoriodoriso@gmail.com
Zeca Estrada – (85) 8625.2486 – 9977.1703 E-MAIL: aguedobsousa@gmail.com

Ps.: Se você é humorista e seu nome não está aqui, entre em contato: 9991 0460 ou simplemente, acrescente. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

JUMENTA, porém honesta!

Ouvi hoje pela manhã numa rádio AM daqui de Fortaleza, (sou doido por AM), que um camarada, parece que o acontecido foi em Maceió, resolveu estuprar uma Jumentinha, que atendia pelo nome de Mimosa. Falo 'estuprar' porque o ato foi sem o consentimento dela... ...Pois é, o problema é que o cidadão foi chegando, arreando as calças e mandando ver! Não deu boa noite, não fez nenhum carinho e nem levou sequer, um saquinho de milho pra agradar Mimosa. Mimosa, uma distinta jumentinha nordestina, furiosa com o assédio, usou a única arma a seu alcance: Sustentando-se com as duas patas dianteiras no solo alagoano, ergueu as patas traseiras, e lepo! Respeite o coice! Bem nos grãos do cabra. Uma pata pegou no esquerdo e a outra no direito. Só lamentei o final da estória: o cabra foi a óbito. Já vi gente nesta situação 'morrer de vergonha'; mas morrer de verdade, é a primeira vez que escuto falar. Fica o aviso: no mundo globalizado, os bichos também estão se politizando, se conscientizando. A Mimosa é uma jumenta direita. Tem paquera e tudo, o Mimoso. E num é porque o instrumento do rapaz num dava nem pra fazer cócega, que ela ia se deixar ser usada. DETALHE: Ela não queria matar o tarado. Queria só dar um susto nele. Mas, pegou lá, aí lascou! Vai ficar ruim para o rapaz explicar para São Pedro como foi sua morte. E, pra piorar, o acontecido foi detrás duma Igreja!!! Mas pensando bem, talvez tenha sido melhor ele morrer deste jeito. Já pensou se ele tivesse escapado e o Mimoso, namorado da Mimosa encontrasse ele assim meio desprevenido e tal!!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eleições serão disputadas nos Pênaltis


... Bem, a corrida eleitoral em Fortaleza tá do jeito que tá! Os Institutos de Pesquisa estão quase que mandando os candidatos para o Instituto do Coração. 'Empate', é o que as pesquisas apontam. Já pensou, se realmente der empate?! Daqui, já que moramos no País do Futebol, e se aproxima uma Copa do Mundo que será realizada em solo brasileiro, sugiro ao TRE que a decisão seja nos pênaltis, no Estádio Presidente Vargas... Shiiii! Sei não! O PV fica no Benfica e para o Roberto Cláudio isso não fica bem, já que a militância do Elmano fica toda por ali! Além disso, o PV é da Prefeitura, e a atual Gestão apóia Elmano... No Castelão... Eita! nem pensar, nem grama tem. Só se a disputa fosse adiada para dezembro, quando o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa vai entregar o Estádio. Mas, esperar até dezembro seria uma agonia. Além disso, o Castelão é do Governo do Estado e o governador apóia o Roberto Cláudio. Sem condições!


Pronto! Vamos marcar estas penalidades para o Campo do Novo Ideal, no Rodolfo Teófilo. Quem não souber onde fica o Campo é só ligar para o vereador Aonde É, que ele diz. O Juiz será o deputado Heitor Férrer, na esperança que nenhum gol seja marcado. E, assim sendo, possa ele entrar com um ‘recurso’ para assumir a Prefeitura, acabando de uma vez por toda com esta indecisão.

A transmissão será ao vivo, pela TV Diário, já que a coordenação da campanha do RC não aceita que isso seja feito pela TV Cidade. Pode a emissora querer mostrar só os gols do Elmano, e deixar a TV Fora do Ar no momento dos chutes do Roberto. A bola... quer dizer, as bolas terão cores diferentes: Elmano chutará à gol uma Bola Vermelha. Roberto Cláudio, uma Bola Amarela.

As penalidades serão em número de 5 para cada lado. Os candidatos baterão o primeiro e o último, ficando a responsabilidade das outras cobranças à escolha dos prefeituráveis; tipo CID pelo time do Roberto e LUIZIANE pelo time do Elmano.

Os candidatos terão a obrigação de soltar os seus gritos de guerra antes dos chutes. Nada de insultos. Se um chamar o outro de 'Poste' ou de 'Pinguim', o caso irá parar na Delegacia do Bairro, que aliás estará funcionando em regime de plantão, numa tenda armada na trave aposta onde serão batidos os pênaltis.

Pronto! Prepare o gogó! O negócio agora é gritar Goooooool!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns Professor Raimundo!

Hoje, 15 de outubro comemora-se o DIA DO PROFESSOR. Neste momento, Professor que sou, com formação em História pela UECE, não posso deixar de lembrar o mais famoso mestre deste país chamado Brasil: Professor Raimundo. Raimundo Nonato... nascido em Maranguape, conterrâneo de Chico Anysio... voz rouca, cansada de tanto dar aula... 'dar aula', esta é a sina do Professor...
A foto onde apareço ao lado do Professor Raimundo, vivido por André Lucas, filho do Chico, foi tirada durante uma apresentação da ESCOLINHA... no novo Centro de Eventos de Fortaleza, na ocasião da abertura da Feira do Empreendedor do SEBRAE. O dia: 24 de setembro. Faz nem um mês direito.
Foi uma emoção boa!
Parabéns a todos os colegas Professores!
Obrigado Prof. Raimundo!
"E a saudade, ó!"

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escolinha do Prof. Raimundo em Fortaleza

Ontem, dia 23 de setembro de 2012, completou 180 dias da subida de Chico Anysio para outro plano. Hoje, dia 24, será prestada uma homenagem história ao mestre do riso, em Fortaleza. Teremos a apresentação da  ESCOLINHA DO PROF. RAIMUNDO no Centro de Eventos. O Professor será ANDRÉ LUCAS, filho do Chico, única pessoa que Chico um dia me falou querer ver fazendo o Professor. Conversamos sobre isso num jantar, após um show,  no Restaurante Sal e Brasa, em Fortaleza. Perguntei:
- Chico, a Escolinha volta?:
- Só se for com o André fazendo o Professor!
- O André Lucas?!
- Zebrinha, o André Lucas é a única pessoa que gostaria de ver representando o Professor Raimundo. Porque, além de ser meu filho, imita com perfeição a voz do Professor. Aliás, não só a do Professor Raimundo, mas também a de todos os meus outros personagens.
- E você acha que isso um dia acontecerá?
- Acho não... tenho certeza!
Então pronto! Chegou a hora. HOJE, na abertura da Feira do Empreendedor do SEBRE, no Centro de Eventos haverá uma apresentação da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. E o professor, repito, será o André Lucas. Os alunos: Zebrinha, Fonsequinha, Capitão, Marmita, Alex Nogueira e Meirinha. O horário: 19h. A entrada é de graça!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quando eu for eleito!!!


O que seria de nós se não fossem nosso filhos, netos...

Os pais, avós, tios respondem a tudo que eles perguntam. Nem sempre com exatidão nas respostas. Afinal, as perguntas são as mais variadas possíveis. Ô bicho curioso é menino! Mais curioso que menino pequeno, só mulher adulta!

... o interressante é que o momento em que se vive propocia às respostas dentro do contexto momentâneo (ô frasesinha enrolada!). Mas vejamos: Estamos no período eleitoral num país chamado Brasil. Dia 7 de outubro (a eleição acontece sempre no 1º domingo de outubro) nós, cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras escolheremos nossos representantes para prefeito e vereadores. Você já escolheu os seus???

 Mas, vomos nós, diretos à pergunta e à resposta: (será que tem crase?!)

 O miudo chegou para o pai e perguntou:

- Papai, é verdade que todos os Contos de Fadas começam com: "Era uma vez..."

E o pai:

- Nem sempre, filho! Tem alguns que começam assim: "Quando eu for eleito..."