quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Carta ao meu pai

 


  
 Fortaleza, 20 de dezembro de 2018

Meu querido pai

A bênção!


Pra começar, meus parabéns! Afinal, hoje é o seu aniversário de 100 anos! Aí no céu tem bolo?

Desejo que esta carta encontre o senhor com muita paz de espírito ao lado da mamãe, dona Raimundinha, e de meus irmãos: José Francisco, Vandinha, Oninha e Nini! Quanto a nós, os outros dez que continuamos aqui no mundo terreno, tudo bem! Todos estão mandando os parabéns: o Ari, o Rômulo, o Antônio José, a Socorrinha, o Gerardim, o Chico, o Wellington, a Nandila e a Tatá!

Geramos mais de meia centena de filhos, seus netos! Às vezes penso que o senhor é um deles!!!

Pois é! E o senhor que nasceu em Massapê, num 20 de dezembro como hoje, está completando 100 anos (1918 – 2018). 73 deles, passou aqui com a gente. Há 27 nos encontramos só em sonhos e pensamentos.

O senhor, meu pai, continua sendo nossa referência de cidadão. Homem pacato; trabalhou durante a vida todinha para nos educar, principalmente para vida... Para que nós soubéssemos chegar... e sair... em qualquer lugar. Sermos respeitosos e éticos. Isso, e principalmente isso, devemos e somos muito gratos ao senhor.

...Pai, gostaria de lhe dizer muitas coisas hoje, mas, para  ser sincero, não sei bem exatamente o que dizer! Não por falta de assunto.  Muito pelo contrário. É que são tantas as lembranças, que me  embaralham a cabeça, e chegam a escorrer pelos olhos...

Hoje eu tô com quase 57. Quando o senhor viajou, eu tava com 30.

...Dos seus passos largos, guardo a lembrança de quando eu era criança... Uma passada do senhor, dava bem três das minhas...

...O seu assobio... Vixe! O seu assobio era uma ordem!

...E a cadeira de balanço, toda noite na calçada, pra tomar um vento e jogar conversa fora?! Eita! As vezes, também, o senhor cantava umas músicas. Recentemente, conversando com a Maria do Carmo da D. Laura Aguiar, nossa prima, ela me falou: “pois é, o seu Gerardo cantava e era bem”!   Que lembrança boa, a da cadeira na calçada!

Lembro-me agora do leite mungido, de manhazinha, lá no quintal, onde o senhor ficava rindo do “bigode branco”, que o leite fazia nos lábios da filharada.

E as cartas, que o senhor escrevia, enviadas aos filhos que se espalhavam mundo à fora, na busca de vencerem na vida em Fortaleza, Teresina e Salvador?! E foram muitas! Afinal, também eram muitos os filhos. Letra firme. Redação perfeita! Sem dúvida, inspirou a todos nós no caminho da escrita, da educação e do bom gosto pela arte e cultura em suas mais amplas possibilidades! Tenho todas as cartas que o senhor escreveu pra mim...

Meu querido pai Gerardo, vou ficar por aqui, prometendo voltar a lhe escrever com mais frequência!

Feliz aniversário!

Feliz Natal!

Nós te amamos!

Beijos do filho

Jader

 

Ps.: Fico muito feliz quando o senhor  marca  presença nos meus sonhos!

 

 

6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Jáder Soares. Bela homenagem ao centenário do seu Gerardo. Ele deve ter gostado demais dessa missiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado CANCAO DE FOGO! Diga ao Arievaldo que gosto muito dele, além de fã, que ele já sabe que sou!
      Abraço!

      Excluir
  2. Mui bela. Alma e espírito. Parabéns amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo CARLOS ALBUQUERQUE, ouvi você hoje pela manhã no Programa do Jorge Costa. Fiquei feliz com sua reflexão. Quanto a minha Carta, obrigado!
      Feliz Natal!

      Excluir
  3. Que carta linda meu amigo Jader.
    É certo que ela já foi lida por seu pai, afinal, eles tem meios diversos que nós desconhecemos. Está orgulhoso, pode apostar.
    Feliz aniversário Seu Gerardo!

    ResponderExcluir
  4. Ô, meu amigo Felipe! Que alegria ver este seu comentário.
    Obrigado!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir