segunda-feira, 25 de março de 2013

Chico Anysio (em memoria), D. Yolada Queiroz, Adísia Sá e Ivens Dias Branco recebem MEDALHA DA ABOLIÇÃO, hoje.

O Governo do Estado concederá hoje, dia 25de março  de 2013,  a "Medalha da Abolição" a Chico Anysio (in  memoriam)  aos empresários Yolanda Queiroz e Ivens Dias Branco e à jornalista  Adísia Sá. A outorga da comenda, que é a maior do Estado, para os quatro cearenses será publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (15) e está conforme o decreto nº 16.477, de 06 de abril de 1984. A entrega da comenda será feita pelo governador Cid Gomes durante cerimônia no Palácio da Abolição, às 19 horas.

A entrega será realizada no aniversário de 129 anos da libertação dos escravos no Ceará e acontecerá na sede do Governo do Estado que tem como homenagem a abolição da escravatura. O Ceará foi a primeira província brasileira a acabar com o sistema escravista em seu território, justamente no dia 25 de março de 1884 - quatro anos antes da Lei Áurea que é de 13 de maiode 1888 -  ato que originou o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Detalhe: quem trouxe José do Patrocinio ao Ceará em 1882 foi o humorista  Paula Ney, que morava no Rio de Janeiro e era amigo e parceiro de Patrocinio.
 
A Lei para tornar este dia feriado é do deputado Lula Morais.
 
Malga Di Paula e André Lucas, esposa e filho respectivamente do humorista Chico Anysio receberão a Medalha dedicada ao mestre do riso.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário