quarta-feira, 29 de julho de 2015

Exposição em homenagem a Quintino Cunha no Museu do Humor Cearense

 
 
 
Acunha, Quintino! 

            Quintino Cunha completa 140 anos em 2015.

            Pois é! E o Museu do Humor Cearense e o Ponto de Cultura Humor no Ponto resolveram comemorar o aniversário do poeta e humorista.

            Quintino é cearense, claro. Nasceu em Itapajé, no tempo em que Itapajé era São Francisco de Uruburetama. Ano de nascimento: 1875. O dia exato: 24 de julho. Viveu 67 anos. De lá pra cá: 140 anos, justim. Faleceu em Fortaleza no dia 1° de junho de 1943.

            Foi rábula, advogado, jornalista, escritor, poeta, mas, acima de tudo, Quintino foi humorista, e dos bons. Juntamente com Paula Nei e Leonardo Mota, forma o trio da vanguarda do humor cearense.

            Então para comemorar esta data fechada, o Museu do Humor Cearense  está promovendo a Exposição Acunha, Quintino! Na ocasião da abertura da exposição houve uma roda de conversa com poesias, causos e piadas sobre o poeta. Participaram da conversa, o humorista Jader Soares, diretor do Museu, e os escritores Arievaldo Viana e Raymundo Netto.  

            Venha conhecer um pouco mais sobre a poesia, a graça e a irreverência de um dos pioneiros do humor cearense.

            Se aprochegue!

            A Exposição ficará em cartaz até 24 de agosto de 2015!


A Exposição é composta por

Praça do Ferreira

            Aqui você encontrará a Praça do Ferreira, com seus bancos famosos, Coluna da Hora, Cajueiro da Mentira, um Sol para ser vaiado e o uma réplica do Bode Iôiô. A citada Praça, era o local preferido do nosso homenageado.

Livros

            A 1ª Edição do livro mais famoso de autoria de Quintino Cunha: “Pelos Solimões”, lançado em 1907 em Paris, quando Quintino esteve na França, e mais 20 livros de autores que falam sobre o poeta, dentre eles, PLAUTUS CUNHA, filho do homem.

Painéis

            Painéis diversos com fotografias, poesias, depoimentos e causos do  poeta ou sobre ele.

Estatuetas

            3 Estatuetas. Nelas figuram: Quintino Cunha, Leonardo Mota e Paula Nei. 

Busto

            Um busto retratando Quintino Cunha, feito pelo artista Majela.

            E tem mais: cordel, causo e conversa fiada...

            Se intrometa na Exposição! Faça parte dela! Dê um pitaco! Conte uma anedota do Quintino. A hora é de falarmos da poesia, da graça e da irreverência do menino de Itapajé.

Exposição

ACUNHA, QUINTINO!
De 24 de julho a 24 de agosto de 2015
(de segunda a sábado - de 09h as 19h)
Abertura 24 de julho – 19h
Museu do Humor Cearense
Av. da Universidade, 2175 – Benfica
Inteira – R$: 10,00
Meia – R$: 5,00
Informações: 85 – 3252 3741 – 99991 0460
www.museudohumorcearense.com.br
 
 



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Exposição em homenagem aos 140 anos de Quintino Cunha



Acunha, Quintino!


            Quintino Cunha completa 140 anos. Vai ter bolo e tudo. Vamos?

            Pois é, o Museu do Humor Cearense e o Ponto de Cultura Humor no Ponto resolvem comemorar os 140 anos do poeta e humorista José Quintino Cunha. Quintino é cearense, claro. Nasceu em Itapajé, no tempo em que Itapajé era São Francisco de Uruburetama.

            Quintino nasceu no ano de 1875. De lá pra cá: 140 anos, justim. O dia exato: 24 de julho. Viveu 68 anos. Faleceu em Fortaleza no dia 1° de junho de 1943.

            Foi rábula, advogado, jornalista, escritor, poeta, mas, acima de tudo, Quintino foi humorista, e dos bons. Juntamente com Paula Nei e Leonardo Mota, forma o trio da vanguarda do humor cearense.

            Então para comemorar esta data fechada, o Museu do Humor Cearense  promove a Exposição Acunha, Quintino! Na ocasião da abertura da exposição haverá uma roda de conversa com poesias, causos e piadas sobre o poeta. Participarão da conversa, o humorista Jader Soares, diretor do Museu, os escritores Arievaldo Viana e Raymundo Netto. Detalhe: quem estiver presente pode dar pitaco, contar causo; afinal, será uma festa quintiniana. A hora é de falarmos da poesia, da graça e da irreverência de um dos pioneiros do humor cearense. Se aprochegue!

A Exposição é composta por

Praça do Ferreira

            Aqui você encontrará a Praça do Ferreira, com seus bancos famosos, Coluna da Hora, Cajueiro da Mentira, um Sol para ser vaiado e o uma réplica do Bode Iôiô. A citada Praça, era o local preferido do nosso homenageado.

Livros

            A 1ª Edição do livro mais famoso de autoria de Quintino Cunha: “Pelos Solimões”, lançado em 1907 em Paris, na França, e mais 20 livros de autores que falam sobre o poeta, dentre eles, PLAUTUS CUNHA, filho do Quintino.

Painéis

            Painéis diversos com fotografias, poesias, depoimentos e causos do  poeta ou sobre ele.

Estatuetas

            3 Estatuetas. Nelas figuram: Quintino Cunha, Leonardo Mota e Paula Nei. 

Busto

            Um busto retratando Quintino Cunha, feito pelo artista Majela.

            E tem mais: cordel, causo, conversa fiada...

            Se intrometa na Exposição! Faça parte dela! Dê um pitaco! Conte uma anedota do Quintino. A hora é de falarmos da poesia, da graça e da irreverência do menino de Itapajé.

Exposição
ACUNHA, QUINTINO!
De 24 de julho a 24 de agosto de 2015
(de segunda a sábado - de 09h as 19h)
Abertura 24 de julho – 19h
Museu do Humor Cearense
Av. da Universidade, 2175 – Benfica
Inteira – R$: 10,00
Meia – R$: 5,00
No dia da abertura da Exposição a entrada é de graça.
Informações: 85 – 3252 3741 – 99991 0460
www.museudohumorcearense.com.br
 

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O MAIS TRADICIONAL FESTIVAL DE HUMOR DO CEARÁ COMPLETA 12 ANOS

      
   Quando agosto se aproxima o assunto mais comentado em Iguatu é o FHC. Na cidade é só no que se fala. A expectativa é sempre a mesma: “Quais as datas?”;  “Quais as atrações deste ano???”.
 
O FHC – Festival de Humor Cearense, idealizado pelo escritor Giovani de Oliveira, aconteceu pela 1ª vez no ano de 2004. De lá pra cá mais de 100 (cem) shows diferentes foram apresentados. No FHC artistas iniciantes se misturam a humoristas já consagrados, todos com uma única intenção: fazer rir.
 
Nesta XII Edição, o FHC traz a seguinte programação:
 
Dia 05 – (Quarta) A Turma do SURICATE SEBOSO (Ceará);
Dia 06 – (Quinta) CIBALENA E RONALDO (Ceará);
Dia 07 (Sexta) MARLON ROSSI (Alagoas) e
Dia 08 – (Sábado) ZÉ LEZIN (Paraíba)
 A apresentação é do humorista ZEBRINHA.
Também acontecerá a Exposição “TOM DE TODO JEITO”, em homenagem ao humorista TOM CAVALCANTE, contando um pouco da trajetória deste brilhante cearense que é destaque a nível nacional. Na exposição há inclusive algumas peças de figurinos originais do artista. O acervo é do Museu do Humor Cearense.
. No Mercado Público teremos apresentações pela manhã: “Humor na Feira”, onde artistas de rua divulgam o evento.
E mais:
Este ano o FHC terá Mostra Competitiva, onde humoristas de todo o Estado do Ceará poderão participar concorrendo a troféus e prêmio em dinheiro:
 
1o  Colocado: R$: 2.500,00 (Dois Mil e Quinhentos Reais) e  Troféu 
2o  Colocado: R$: 1.500,00 (Um Mil e Quinhentos Reais) e Troféu
3o  Colocado: R$: 1.000,00 (Um Mil Reais) e Troféu
 
As inscrições acontecem de 06 a 20 de agosto de 2015. De graça. De segunda à sexta. Horário comercial, nos seguintes locais:
 
            SESC – Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Fone: (88) 3581.1130
 
            Teatro Chico Anysio (Av. Universidade, 2175 – Benfica - Fortaleza- Ceará - Fone: (85) 3252 3741 – 99991 0460.
 
O evento acontece no Ginásio do SESC Iguatu.  Para entrar você leva Um Kg de alimento não perecível destinado ao Programa MESA BRASIL.
 
 
SERVIÇO:
12 Anos de FHC - Festival de Humor Cearense
Local: SESC Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Dias: 05, 06, 07 e 08  de agosto de 2015
Horário: 20h
Informações: (88) 3581.1130
                        (85) 3252.3741  -   99991 0460
Entrada: Um Kg de alimento não perecível destinado ao Programa MESA BRASIL
 
Mostra Competitiva
 
Regulamento
 
  1. INSCRIÇÕES:
De 06 a 20 de julho de 2015. De graça. De segunda à sexta. Horário comercial.
Locais:
            SESC – Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Fone: (88) 3581.1130
            Museu do Humor Cearense – Fortaleza
 Av. da Universidade, 2175 – Benfica - Fone: (85) 3252 3741 – 99991 0460 (TIM).
  1. CLASSIFICATÓRIA:
Serão três classificatórias, com três concorrentes em cada uma. No total: 09 participantes. Por noite teremos um classificado. As classificatórias acontecerão nos dias 05, 06 e 07 de agosto.
  1. Grande Final
A Grande Final acontecerá no último dia do FHC: 08 de agosto.  Teremos 3 participantes.
  1. PARTICIPANTES:
Poderão participar humoristas de todo o Estado do Ceará, em apresentação individual, dupla ou grupo. (Os participantes de outras cidades terão direito a passagens e hospedagens durante o dia (ou dias) que estiverem participando do FHC).
 
  1. APRESENTAÇÃO:
Cada apresentação deverá durar de 10 a 15 minutos, não podendo antecipar ou ultrapassar este tempo, sob pena de desclassificação.
  1. PRÉ-SELEÇÃO (Iguatu ou Fortaleza)
Dia 21 de julho -  Iguatu
Local: SESC - 14h - Rua Treze de Maio, 1130 – Centro

Dia 27 de julho - Fortaleza
Local: Teatro Chico Anysio – Av. Universidade, 2175 - Benfica

  1. REALIZAÇÃO:
O XII FHC – Festival de Humor Cearense é uma realização do SESC. Acontecerá no Ginásio do SESC Iguatu dias 05, 06, 07 e 08 de agosto, sempre a partir das 20h

       8. JURI:
 
O Júri será formado por artistas, educadores, empresários, lojistas e gente do povo. Não será fixo. Qualquer situação nova, não prevista neste regulamento poderá ser avaliada e decidida pelo Júri e/ou pela Comissão Organizadora do FHC.

        9. PREMIAÇÃO:
1o  Colocado: R$: 2.500,00 (Dois Mil e Quinhentos Reais) e Troféu 
2o  Colocado: R$: 1.500,00 (Um Mil e Quinhentos Reais) e Troféu
3o  Colocado: R$: 1.000,00 (Um Mil Reais) e Troféu

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dia Histórico para Humor Brasileiro 2 - O TOM VOLTOU!


No dia 26 de dezembro de 2011, escrevi aqui no meu Blog, sob o título “Dia Histórico para Humor Brasileiro. Acaba o SHOW DO TOM”, um texto que começava assim: O Humor Nacional num país chamado Brasil tem hoje uma grande baixa. Será exibido logo mais as 23:30h o último Programa SHOW DO TOM na Rede RECORD. O Programa foi gravado semana passada e entre choro e risos dar-se-a a sua despedida...” O texto de 26 de dezembro de 2011, segue abaixo deste, que hoje escrevo, sob o título “Dia Histórico para Humor Brasileiro  2 - O TOM VOLTOU!”

Da Record para MultiShow, vem aí o novo programa do Tom Cavalcante.

#Partiu, Shopping!” está no ar a partir de hoje. Teremos a satisfação de ver o maior humorista brasileiro da atualidade, de segunda a sábado, as 22:30h.

A comédia acontece num  shopping center, e Tom comanda um elenco formado por artistas já conhecidos e famosos e outros não tão famosos. Vamos lá! Nany People, Danielle Winits, Monique Alfradique, Camilla Camargo, Alex Gruli e Léo Castro.

As gravações começaram em fevereiro, em São Paulo, e conta com um cenário de dois andares, com escada rolante e tudo!

Na torcida! Viva o Humor Brasileiro! Parabéns Tom!

Vai começar o programa!

Com licença! Vou assistir!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


O Humor Nacional num país chamado Brasil tem hoje uma grande baixa. Será exibido logo mais as 23:30h o último Programa SHOW DO TOM na Rede RECORD. O Programa foi gravado semana passada e entre choro e risos dar-se-a a sua despedida.
A Importância da passagem deste cearense filho do Seu Hugo e D. Ivete, pela RECORD foi tamanha. Basta analisar o avanço que deu o Humor Brasileiro de 7 anos pra cá, tempo que durou o Programa.

Do TOM recebi uma Cartão de Natal, via e-mail. Para ele, escrevi ontem, também via e-mail, como forma de agradecimento pessoal e coletivo, o que se segue:

"Caro Antônio José,

Hoje é Natal, 25. "Amanhã será outro dia": 26 de dezembro de 2011.
Um dia forte para o Humor brasileiro, principalmente para você.
Porém, nada de tristeza, e, se há incerteza, que beleza não saber o que virá!
É nesta hora que tudo torna-se mais belo, sublime e apetitoso.
E o coração generoso de quem tanto a tantos acolheu
Parece que para um poco
E num gesto meio louco, pergunta assim: "quem sou eu?"

Um filme rola na mente
Todos programas na cuca
A mente fica maluca
Se vê bem nítido o primeiro
Agora rola outros tantos
Muitos risos, alguns prantos
Vê-se agora o derradeiro.

Quantas vidas transformadas
Nas oportunidades dadas
A tanta gente esquecida
E tu como referência
Acolheu com paciência
E dentro desta vivência
Deu vida a tantas vidas.

Obrigado meu amigo
Só lembre do que foi bom
2012 vem vindo
Vem rindo, escute o som
À sua família, paz
Você foi legal demais
Que Deus te abençoe, TOM!"

 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Troca de Santos

Jurava eu, cristão, devoto de São José, que São José dava voto. E dava, mas não dá mais. Com o tempo, desgastou-se. Não fez nenhuma trapalhada no plano celeste, mas, os que atuam no plano terrestre andam meio assim, sei lá, com ele.
 
José de Nazaré, carpinteiro, homem comum, deixou de ser comum por ser pai de Jesus. E o cearense, que não é besta nem nada, resolveu logo foi se agarrar com o pai do homem: "assim a providência num faia". Mas, sabemos nós, que o nosso Cearazim é ruim de chuva desde que a chuva foi inventada.

Só pra se ter uma ideia, no alvorecer do século 17, quando Pero Coelho de Sousa (Sousa com "S", porque se fosse com "Z" seria Zousa - Só pra não perder a piada) veio descobrir o Ceará, perdeu dois filhos, por causa de seca. E agora, 400 e tantos anos depois, ainda estamos nós a reclamar a falta do precioso líquido, que  aliás, cai é muito, mas, como ninguém guarda pra beber, o mar, com sua sede de quem comeu peixe salgado, bebe todinho.

Diante de exposto, São José deixa o posto de Santo das Águas e o papo agora é com São Francisco.

Arievaldo Viana, de Canindé, disse que um matuto de lá falou pra ele:

- Agora danou-se, se nóis aqui num tem água nem pra nóis se assiar, cuma é que nóis vamo banhar o Ceará todim?

- Né isso não, homem de Deus!

- Cuma que num é? Eu uvi na radia.

- Calma ti, o São Francisco em questão é o Rio, que fica purali pelas Minas Gerais, Bahia, Pernambuco...

Aí, ouviu um sonoro alivio do caboco:

- Aaaabom! Eu vi logo!

Espero que troca de Santos não mexa com o devoto... e que o voto não seja trocado pela  a troca de Santos.
 
Prof. Jader Soares
Humorista cearense
Fortaleza - CE
21 de maio de 2015
 
 



sábado, 11 de abril de 2015

Dia Nacional do Humorista comemorado com sucesso na Praça do Ferreira



          Humoristas cearenses se reuniram ontem, 10 de abril, numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O encontro foi Praça do Ferreira. Começou as 16h e terminou as 20h. 40 humoristas se apresentaram. Sucesso total.

            Este ano, pela primeira vez o Dia do Humorista é comemorado Nacionalmente. A Lei é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.

        Viva os 100 anos do Bode Ioiô!

            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Por isso, o dito-cujo foi homenageado no evento e suas peripécias foram lembradas e contadas aos presentes.

            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.

            Marcaram presença no evento:

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Goiaba e  Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Valentim Maia, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegadoe Zé Bolão, Colorau e Neurlâncio, Marmita e Marmitinha, Tom Leite, Fransquinha, Oscabrito, Manguaça, Pepeta, Tampinha,  Zé das Tapiocas, Pabeção, Júlio Soim, Bet Ket, Chupeta, Sibalena e Ronaldo, Dion Queiroz, Manguaça, Ronaldo Praça, Izaias Lourenço, Polegar, Jovelina Ceará, David Moraes, Felipe Ferreira e Debyloide.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Humoristas na Praça do Ferreira dia 10 de abril as 16h


O Dia do Humorista agora é no Brasil todim
12 de Abril
Dia Nacional do Humorista
(Uma homenagem a Chico Anysio)
Lei Municipal nº 9518 de 23/10/2009   (Fortaleza)
Lei Estadual nº 13.317 de 02/07/2003  (Ceará)
Lei Federal nº 13.082 de 08/01/2015  (Brasil)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
(1915 – 2015)


 

 
            Humoristas cearenses se reúnem numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O ponto alto das comemorações envolverá em torno de 40 comediantes que se apresentarão na Praça do Ferreira, dia 10, sexta-feira,  de 16h as 20h.
 
            Este ano, pela primeira vez a data é comemorada Nacionalmente. A Lei Nacional é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.
 
            Dia 12,  data em que se comemora o Dia Nacional do Humorista, as 19h haverá a abertura da Exposição TOM DE TODO JEITO, uma homenagem ao humorista Tom Cavalcante, no Museu do Humor Cearense. A Exposição ficará em cartaz até o dia 30 de abril. Na ocasião haverá apresentação relâmpago de vários humoristas. No dia da abertura da Exposição a entrada será de graça. (Av. da Universidade, 2175-Benfica. Anexo ao Teatro Chico Anysio)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Seu  nome será lembrado durante o evento. A  irreverência do bode tem tudo a ver com a molecagem cearense. Por isso será homenageado.
 
            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.
 
INFORMAÇÕES:
Jader Soares
9991-0460
3252-374

Humoristas já confirmados

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Luan Damasceno, Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegado, Zé Bolão, Colorau, Neurlândio, Gente Fina, Marmita e Marmitinha,Tom Leite, Francisquinha, Rosinete, Esquema, Mexerico, Oscabrito, Maestro Seraphim, Manguaça, Paçoca, Fubá, Pepeta, Chocolate,  Zé das Tapiocas e Dion Queiroz (Foto)