sábado, 11 de abril de 2015

Dia Nacional do Humorista comemorado com sucesso na Praça do Ferreira



          Humoristas cearenses se reuniram ontem, 10 de abril, numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O encontro foi Praça do Ferreira. Começou as 16h e terminou as 20h. 40 humoristas se apresentaram. Sucesso total.

            Este ano, pela primeira vez o Dia do Humorista é comemorado Nacionalmente. A Lei é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.

        Viva os 100 anos do Bode Ioiô!

            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Por isso, o dito-cujo foi homenageado no evento e suas peripécias foram lembradas e contadas aos presentes.

            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.

            Marcaram presença no evento:

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Goiaba e  Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Valentim Maia, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegadoe Zé Bolão, Colorau e Neurlâncio, Marmita e Marmitinha, Tom Leite, Fransquinha, Oscabrito, Manguaça, Pepeta, Tampinha,  Zé das Tapiocas, Pabeção, Júlio Soim, Bet Ket, Chupeta, Sibalena e Ronaldo, Dion Queiroz, Manguaça, Ronaldo Praça, Izaias Lourenço, Polegar, Jovelina Ceará, David Moraes, Felipe Ferreira e Debyloide.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Humoristas na Praça do Ferreira dia 10 de abril as 16h


O Dia do Humorista agora é no Brasil todim
12 de Abril
Dia Nacional do Humorista
(Uma homenagem a Chico Anysio)
Lei Municipal nº 9518 de 23/10/2009   (Fortaleza)
Lei Estadual nº 13.317 de 02/07/2003  (Ceará)
Lei Federal nº 13.082 de 08/01/2015  (Brasil)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
(1915 – 2015)


 

 
            Humoristas cearenses se reúnem numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O ponto alto das comemorações envolverá em torno de 40 comediantes que se apresentarão na Praça do Ferreira, dia 10, sexta-feira,  de 16h as 20h.
 
            Este ano, pela primeira vez a data é comemorada Nacionalmente. A Lei Nacional é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.
 
            Dia 12,  data em que se comemora o Dia Nacional do Humorista, as 19h haverá a abertura da Exposição TOM DE TODO JEITO, uma homenagem ao humorista Tom Cavalcante, no Museu do Humor Cearense. A Exposição ficará em cartaz até o dia 30 de abril. Na ocasião haverá apresentação relâmpago de vários humoristas. No dia da abertura da Exposição a entrada será de graça. (Av. da Universidade, 2175-Benfica. Anexo ao Teatro Chico Anysio)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Seu  nome será lembrado durante o evento. A  irreverência do bode tem tudo a ver com a molecagem cearense. Por isso será homenageado.
 
            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.
 
INFORMAÇÕES:
Jader Soares
9991-0460
3252-374

Humoristas já confirmados

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Luan Damasceno, Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegado, Zé Bolão, Colorau, Neurlândio, Gente Fina, Marmita e Marmitinha,Tom Leite, Francisquinha, Rosinete, Esquema, Mexerico, Oscabrito, Maestro Seraphim, Manguaça, Paçoca, Fubá, Pepeta, Chocolate,  Zé das Tapiocas e Dion Queiroz (Foto)

 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Exposição homenageia Tom Cavalcante

 
 
Exposição
 
Período: de 12 a 30 de abril de 2015
Abertura: 12 de abril
Hora: 19h
Local: Museu do Humor Cearense
Av. da Universidade, 2175
Fortaleza – Ceará
Horários de funcionamento:
De Terça a Sexta - de 09h as 19h
De Sábado a Domingo - de 09h as 21h
85 - 3252 3741  -  9991 0460
Ingressos: Inteira R$: 10,00 - Meia R$: 5,00
Obs.: No dia da abertura da Exposição não haverá cobrança de Ingressos.
 
            O Museu do Humor Cearense faz uma merecida homenagem ao maior humorista brasileiro da atualidade: Tom Cavalcante. Tom, nasceu no Ceará. É nome nacionalmente conhecido e respeitado. Homem de Rádio, TV e Teatro, é sucesso por onde passa. Atualmente, Tom está contratado da TV MultiShow. 
            A abertura da Exposição será no Dia Nacional do Humorista, 12 de abril, e ficará em cartaz até o dia 30 deste mesmo mês. O Dia do Humorista é uma homenagem a Chico Anysio, que nasceu no dia 12 de abril  de 1931.
O QUE TEM NA EXPOSIÇÃO (?)
            Na Exposição Tom de todo jeito, o visitante terá a oportunidade de ver figurinos originais de personagens do humorista, doados por ele mesmo para compor o acervo do Museu. A Exposição mostrará também: Fita K7 ‘pirata’, que era vendida à época em que Tom morava em Fortaleza; CDs, DVDs, Cartazes e Ingressos de shows, Fotos, Reportagens antigas e atuais de Jornais e Revistas e muito mais.
            Na Sala de Vídeo, o telão estará exibindo os mais variados momentos de Tom na TV , seja em programas que ele participou ou comandou, como também   em entrevistas e reportagens.
            O humorista Jader Soares lançará um cordel sobre a Exposição, no dia da abertura.
 
            Também será mostrado detalhes sobre o nascimento do artista, inicio da carreira, onde estudou... Tudo isso no sentido de aproximar ao máximo o homenageado à sua terra e à sua gente.
 
 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Zé das Tapiocas é o Mentiroso do Ano


O Humorista Zé das Tapiocas vence o XXVII Festival de Mentiras realizado debaixo do Cajueiro da Mentira, na Praça do Ferreira. Ali, 24 mentirosos se reuniram, numa disputa ferrenha por uma premiação exuberante e o Troféu Pantaleão. O resultado final foi o seguinte:
1º Colocado - Zé das Tapiocas
2º Colocado - Valentim Maia
3º Colocado - Delegado Vilas Malas

A premiação

            Debaixo do Cajueiro Botador (Cajueiro da Mentira), na Praça do Ferreira, rememorando a história dos potoqueiros das antigas, aconteceu a abertura das comemorações do Mês do Humorista. Ali, no dia 1º de Abril, as 17h, foi realizado o XXVII Festival de Mentiras, onde o Mentiroso do Ano foi escolhido. O campeão levou além do Troféu Pantaleão (Personagem mentiroso de Chico Anysio), premiação em dinheiro. A premiação total, líquida e sem desconto, foi de   R$ 1,75 assim distribuído:

            1º Colocado R$ 1,00

            2º Colocado R$ 0,50

            3º Colocado R$ 0,25

            O prêmio foi pago na hora, em moeda corrente do Brasil, sob forte esquema de segurança.

História do Festival de Mentiras

            De 1904 a 1920, na Praça do Ferreira, debaixo do Cajueiro Botador (era assim chamado porque botava caju o ano todo – e isso é verdade), o Ceará assistiu a sua festa mais tradicional, popular e moleca que foi o Festival de Mentiras, realizado, é claro, no dia 1º de Abril. Ali, intelectuais, artistas, bebuns e desocupados passavam o dia escrevendo e afixando papelotes no Cajueiro, com todo tipo de mentiras, de preferência as mais provocantes à sociedade e aos homens do poder.

            Em 1920, o Prefeito Godofredo Maciel, sentindo-se incomodado com a brincadeira, mandou derrubar o Cajueiro, acabando com a farra.

            Na última reforma da Praça do Ferreira, foi plantado um novo cajueiro e colocado a seu lado uma placa que conta um pouco desta história.

            Em 2006, depois de 86 anos sem acontecer o evento, o Escritório do Riso/Museu do Humor Cearense retomou o Festival de Mentiras, realizando-o nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 no Teatro Chico Anysio. Em 2010, o Festival voltou à Praça do Ferreira, seu lugar de origem. E agora em 2015, mais uma vez, debaixo do Cajueiro Botador, o Festival será realizado, abrindo a programação do Mês do Humorista.

segunda-feira, 30 de março de 2015

XXVII Festival de Mentiras



 

            Debaixo do Cajueiro Botador (Cajueiro da Mentira), na Praça do Ferreira, rememorando a história dos potoqueiros das antigas, acontecerá a abertura das comemorações do Mês do Humorista. Ali, no dia 1º de Abril, as 17h, será realizado o XXVII Festival de Mentiras, onde escolheremos o Mentiroso do Ano, que levará além do Troféu Pantaleão (Personagem mentiroso de Chico Anysio), premiação em dinheiro. A premiação é líquida e sem desconto, e, mesmo, apesar da crise econômica, que assola o Brasil, será mantida. R$ 1,75 no total, assim distribuído:

            1º Colocado R$ 1,00

            2º Colocado R$ 0,50

            3º Colocado R$ 0,25

            O prêmio será pago na hora, em espécie, em moeda corrente do Brasil, sob forte esquema de segurança.

            Qualquer pessoa poderá disputar. Para isso basta preparar uma boa mentira, pegar o microfone e soltar o verbo. Este ano não aceitamos a participação de achacadores.

            Quem vai escolher o Maior Mentiroso do Ano será o público, através de aplausos, vaias, gritos, gemidos, estalos de dedos, assobios ou outra manifestação qualquer de apoio ao seu mentiroso preferido.

            As inscrições serão realizadas a partir das 16h, debaixo do pé de caju, no próprio dia 1º. De graça.

História do Festival de Mentiras

            De 1904 a 1920, na Praça do Ferreira, debaixo do Cajueiro Botador (era assim chamado porque botava caju o ano todo – e isso é verdade), o Ceará assistiu a sua festa mais tradicional, popular e moleca que foi o Festival de Mentiras, realizado, é claro, no dia 1º de Abril. Ali, intelectuais, artistas, bebuns e desocupados passavam o dia escrevendo e afixando papelotes no Cajueiro, com todo tipo de mentiras, de preferência as mais provocantes à sociedade e aos homens do poder.

            Em 1920, o Prefeito Godofredo Maciel, sentindo-se incomodado com a brincadeira, mandou derrubar o Cajueiro, acabando com a farra.

            Na última reforma da Praça do Ferreira, foi plantado um novo cajueiro e colocado a seu lado uma placa que conta um pouco desta história.

            Em 2006, depois de 86 anos sem acontecer o evento, o Escritório do Riso/Museu do Humor Cearense retomou o Festival de Mentiras, realizando-o nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 no Teatro Chico Anysio. Em 2010, o Festival voltou à Praça do Ferreira, seu lugar de origem. E agora em 2015, mais uma vez, debaixo do Cajueiro Botador, o Festival será realizado, abrindo a programação do Mês do Humorista..

Informações: (85) 3252 3741  - (85)  9991 0460  (Jader Soares)

 

 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hoje, 02 do 02 de 2015 Paula Nei faria 157 anos

Francisco de Paula Nei (Vila de Aracati, CE, 2/2/1858 – Rio de Janeiro, RJ, 13/10/1897). Hoje é o aniversário dele de 157 anos. De vida mesmo,  num chegou nem aos  40, direito. Humorista,
boêmio, jornalista, poeta e intelectual, viveu na época do Aluízio Azevedo, Coelho Neto, Guimarães Passos, Luiz Murat, Olavo Bilac e mais um bocado de gente boa. Viveu na época e foi amigo e admirado por todos os citado. Coelho Neto escreveu até livro sobre o Nei. É do Paula Nei o soneto que diz ser "Fortaleza, a loira desposada do Sol"

A FORTALEZA

Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares,
A Fortaleza, a loira desposada
Do sol
, dormita à sombra dos palmares.

Loura de sol e branca de luares,
Como uma hóstia de luz cristalizada,
Entre verbenas e jardins pousada
Na brancura de místicos altares.

Lá canta em cada ramo um passarinho,
Há pipilos de amor em cada ninho,
Na solidão dos verdes matagais...

É minha terra! a terra de Iracema,
O decantado e esplêndido poema
De alegria e beleza universais!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Eu já falei 80 vezes, o Renato é meu vizinho!

Engraçado! A gente fala, mas ninguém acredita! O Renato Aragão é meu vizinho! Se tá achando que eu tô inventando, é só olhar no mapa do Ceará. Tá lá: Sobral e  Massapê. Eu sou deste, ele é daquele... O que nos separa são dois Mumbabas (o de cima e o de baixo).
...Não! Claro que não brincamos de bila juntos. Até os 28 anos dele, eu... cadê eu? Eu ainda ia nascer. Ele é de 35, eu, de 62, do século passado.
Mas, apesar dele nunca ter pedido café lá em casa, nem eu, açúcar, na casa dele,  sempre nos encontrávamos. Difícil, era eu ir em sua casa. Acho que a mamãe não deixava. Já ele, todo domingo tava lá em casa. E o pior, na hora do jantar. Sem cerimônia, chegava com a turma, brincava, curtia, fazia suas palhaçadas... Papai adorava... Eu, então!!!
Mas, um dia percebi, que aquele camarada de Sobral frequentava outros becos... Talvez o da Rua do Ouvidor, que tem clara sintonia, com o do Cotovelo...
E outra coisa: descobri que ele também entrava nas casas de todos os meus outros vizinhos, e que, todos eles também o adoravam.
Nada de ciúme ou egoísmo! Fiquei foi feliz! Afinal, depois nos reuníamos para falar dele... De bem, é claro! E, acima de tudo, de rir dele... e da turma todinha, que ele tão bem comandava
Hoje, 13 de janeiro, de um tal ano de 2015, que eu ainda não o conheço direito... só há 13 dias, o meu vizinho Renato Aragão  completa 80 anos de vida, com a missão de fazer uma única coisa: a felicidade de todos, através do riso. Existe algo mais nobre que isto? Eu desconheço!
Pra ele, toda a felicidade do mundo, e um agradecimento especial, por ser meu vizinho.
 
Jader Soares
Humorista Cearense
Presidente da ASSO-H (Associação dos Humoristas Cearense)
Diretor do Museu do Humor Cearense
Diretor do Teatro Chico Anysio