terça-feira, 30 de julho de 2013

Lançamentos de Livros. Eu tava lá!

Botequim dos Bancários - Sexta

Aeroporto Pinto Martins - Sábado

Semana passada, sexta e sábado tive a satisfação de participar de dois eventos culturais. 
Na sexta dois livros foram lançados. 
No sábado, um.
Na sexta o evento aconteceu no SINDICATO DOS BANCÁRIOS, dentro da Programação "Botequim dos Bancários"
No sábado, o acontecimento foi no aeroporto Pinto Martins.
Na sexta fui apresentador do evento.
No sábado fiz uma participação ao lado de vários colegas humoristas.
Na sexta foram lançados os livros "Parabolando” e "Prozando”  
No sábado: "As Piadas de Zé Modesto".
Na sexta  o autor foi o bancário Álvaro Jansen Viana.
No sábado, foi o humorista João Neto.
Lançamento de livro me deixa muito feliz! É muita marra fazer e lançar livro no Ceará. E quando os livros lançados abordam a temática do HUMOR, caso dos três que aqui citamos aí a felicidade é muito maior! 
Parabéns aos autores. Aos leitores, boa leitura!

sábado, 27 de julho de 2013

Zé Modesto lança livro de Humor

Ó aí macho, mais um livro de humor cearense sendo lançado hoje a partir das 13h no Aeroporto Pinto Martins. Presenças de vários humoristas. Eu também vou tá lá!
E você, tá fazendo o que aí? Vá pra lá voando!

terça-feira, 23 de julho de 2013

HUMOR DO CEARÁ na Globo, hoje. Programa PROFISSÃO REPÓRTER

Equipe da Globo: Rafael e Caio com Zebrinha
Cobertura durante aula na OFICINA DE HUMOR
Equipe da Globo, Professores e alunos da Oficina de Humor

O programa Profissão Repórter da Rede Globo, comandado por Caco Barcelos, vai ao ar hoje falando sobre Humoristas. O repórter Caio Cavechini esteve no Ceará e por aqui permaneceu durante uma semana. Além de Fortaleza, visitou cidades do interior colhendo informações e vendo apresentações de humor.
Em Fortaleza, o Programa visitou várias casas de shows. No Teatro Chico Anysio esteve por duas ocasiões: dia 23 de maio acompanhando aula do Professor Walden Luiz, na OFICINA DE HUMOR, que ali acontece e dia 27, na reunião da ASS0-H (Associação dos Humoristas Cearenses) e SINDIHUMOR (Sindicato dos Humoristas do Ceará).
A ideia do programa é no sentido de acompanhar humoristas no seu dia-a-dia, observando outras profissões paralelas que estes profissionais desenvolvem, com enfoque em quem está começando.
É hoje a noite! Vamos assistir!

domingo, 21 de julho de 2013

FHC - O mais tradicional FESTIVAL DE HUMOR CEARENSE completa 10 anos

         

          Quando agosto se aproxima o assunto mais comentado em Iguatu é o FHC. Na cidade é só no que se fala. A expectativa é sempre a mesma: “Quais as datas?”;  “Quais as atrações deste ano???”.
O FHC – Festival de Humor Cearense, idealizado pelo escritor Giovani de Oliveira, aconteceu pela 1ª vez no ano de 2004. De lá pra cá mais de 100 (cem) shows diferentes foram apresentados. No FHC artistas iniciantes se misturam a humoristas já consagrados, todos com uma única intenção: fazer rir.
Nas comemorações dos dez anos, o FHC traz a seguinte programação:
 
Dia 14 – (Quarta) Tirulipa; Dia 15 – (Quinta) Biba e Cumpade Cabaça; Dia 16 (Sexta) Augusto Bonequeiro; Dia 17 – (Sábado) Adamastor Pitaco. A apresentação é do humorista Zebrinha. Também acontecerá a Exposição “10 Anos de FHC”. No Mercado Público teremos apresentações pela manhã: “Humor na Feira”, onde artistas de rua divulgam o evento. Ainda durante o Festival haverá a Exposição “10 anos de FHC”, contando a história do Festival.
E mais:
Este ano o FHC terá Mostra Competitiva, onde humoristas de todo o Estado do Ceará poderão participar concorrendo a troféus e prêmio em dinheiro:
1o  Colocado: R$: 3.000,00 (Três Mil Reais) e  Troféu 
2o  Colocado: R$: 2.000,00 (Dois Mil Reais) e Troféu
3o  Colocado: R$: 1.000,00 (Um Mil Reais) e Troféu
As inscrições acontecem de 23 de julho a 06 de agosto de 2013. De graça. De segunda à sexta. Horário comercial, nos seguintes locais:
            SESC – Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Fone: (88) 3581.1130
            Associação dos Humoristas Cearenses – ASSO-H (Av. Universidade, 2175 – Benfica - Fortaleza- Ceará - Fone: (85) 3252 3741 – 9991 0460.
O evento acontece no Ginásio do SESC Iguatu.  Para entrar você leva Um Kg de alimento não perecível destinado ao Programa MESA BRASIL.
SERVIÇO:
X FHC - Festival de Humor Cearense
Local: SESC Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Dias: 14, 15, 16 e 17  de agosto de 2013
Horário: 20h
Informações: (88) 3581.1130
                        (85) 3252.3741  -   9991 0460
Entrada: Um Kg de alimento não perecível destinado ao Programa MESA BRASIL


Regulamento do X FHC
  1. INSCRIÇÕES:
De 23 de julho a 06 de agosto de 2013. De graça. De segunda à sexta. Horário comercial.
Locais:
            SESC – Iguatu
Rua Treze de Maio, 1130 – Centro
Fone: (88) 3581.1130
            Associação dos Humoristas Cearenses – ASSO-H (Av. Universidade, 2175 – Benfica - Fortaleza- Ceará - Fone: (85) 3252 3741 – 9991 0460.
  1. CLASSIFICATÓRIA:
Serão três classificatórias, com quatro concorrentes em cada uma. No total: 12 participantes. Por noite teremos um classificado. As classificatórias acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de agosto.
  1. REPESCAGEM
A repescagem elegerá mais um finalista. Será aquele, que dentre os não classificados somar o maior número de pontos. Portanto, na Grande Final, dia 17, teremos 4 participantes.
  1. PARTICIPANTES:
Poderão participar humoristas de todo o Estado do Ceará, em apresentação individual, dupla ou grupo. Os participantes de outras cidades terão hospedagens durante o dia (ou dias) que estiverem participando do FHC. E mais uma ajuda de custo de R$: 150,00 (Cento e Cinquenta Reais) por inscrição.
  1. APRESENTAÇÃO:
Cada apresentação deverá durar de 10 a 15 minutos, não podendo antecipar ou ultrapassar este tempo,  sob pena de desclassificação.
  1. PRÉ-SELEÇÃO (Iguatu ou Fortaleza)
Dia 07 de agosto
Local: SESC-Iguatu – 14h - Rua Treze de Maio, 1130 – Centro

Dia 12 de agosto
Local: Teatro Chico Anysio – 19h - Av. Universidade, 2175 – Fortaleza
  1. REALIZAÇÃO:
O X FHC – Festival de Humor Cearense é uma realização do SESC. Acontecerá no SESC Iguatu dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, sempre a partir das 20h
       8. JURI:
O Júri será formado por artistas, intelectuais, empresários, lojistas e gente do povo. Não será fixo. Qualquer situação nova não prevista neste regulamento poderá ser avaliada e decidida pelo Júri e/ou pela Comissão Organizadora do FHC.
        9. PREMIAÇÃO:

1o  Colocado: R$: 3.000,00 (Três Mil Reais) e  Troféu 
2o  Colocado: R$: 2.000,00 (Dois Mil Reais) e Troféu
3o  Colocado: R$: 1.000,00 (Um Mil Reais) e Troféu

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sport TV visita Teatro Chico Anysio durante Copa das Confederações


Uma equipe da Sport TV esteve, quarta-feira passada, dia 26, no TEATRO CHICO ANYSIO. A pauta era fazer uma matéria em homenagem ao Chico e mostrar o espaço a ele dedicado em nosso Estado. Detalhe: A Sport TV não pode esquecer que ela é um  CANAL DE ESPORTE. E não esqueceu mesmo não. Como estamos em plena COPA DAS CONFEDERAÇÕES, este tema, claro, foi abordado. A matéria aconteceu no TCA e  Praça do Ferreira. Os humoristas Zebrinha, Delegado e Zé Bolão participaram. Zebrinha é diretor do Teatro. Delegado e Zé Bolão atuam como dupla em shows e ambos participaram de FESTIVAIS DE MENTIRAS realizados debaixo do CAJUEIRO DA MENTIRA. A eles foi perguntado o que realmente é mentira ou verdade sobre a Copa das Confederações. Dois personagens do Chico entraram em campo. PANTALEÃO, o personagem mentiroso, que dá nome ao Festival de Mentiras, realizado todo dia 1º de Abril na Praça do Ferreira, e COALHADA, o craque que nunca deu um chute.
Obrigado SPORT TV. Parabéns pela matéria.
Confira:
http://globotv.globo.com/sportv/selecao-sportv/v/confira-homenagem-ao-humorista-chico-anysio/2660056/

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Baixou o espírito do Chico


O POVO Online


Por Audifax Rios

                          

O publicitário e promotor de eventos Roberto Farias realizou, através da PPE, mais uma de suas consagradas premiações. Só que desta vez um pouco diferenciada. No lugar de empresários, profissionais liberais, políticos, distinguiu artistas. Dos mais diversos estilos, todos sob o manto, a aura, do incomparável Chico Anysio. Seu irmão, Elano de Paula, estava lá para acentuar ainda mais esta presença. Era como se as duzentas personificações do humorista genial estivessem na plateia. Toda a Chico City espremida nos galinheiros de um circo mambembe armado ao sopé da Serra do Maranguape.

Gente como Mino Castelo Branco, Jacaúna Aguiar, Domenico Gabriele, Marcondes Falcão, Raimundo Fagner, Mano Alencar, Naura Franco, José Guedes, Sinfrônio, Cláudia Borges, Lino Vila Ventura, Nonato Luiz, Lúcio Brasileiro, Tita Tavares, Paulo Diógenes e muitos outros receberam a comenda acompanhados com seus respectivos padrinhos, como se em volta de uma fogueira de São João. E o professor Juarez Leitão, em noite inspirada, mais poeta que orador oficial, representou os agraciados enaltecendo a arte e o milagre da criação, a consciência da vocação. Estava novamente na tribuna da Câmara Municipal, onde muitas outras vezes estivera em defesa de seu povo, mas agora era diferente, o eleitorado especial, seleto, consciente; seus pares, não mais os edis, correligionários e adversários, e sim um colegiado de pensadores que também defendem seu povo tendo como bandeira a arte.

Lá fora a descontração. Falamos com Tom Barros (aviador como o Waldonys, seu afilhado) sobre a má fase do nosso Vasco da Gama e com Mino sobre sua “Rivista” e o nosso almanaque “DeUmTudo”. Com Nonato Luiz sobre o Clube do Bode. E entre fotos e tin-tins relembramos os bons tempos, formulamos projetos, dividimos alegrias. Em dado momento, um verdadeiro álbum de família. Nosso pessoal (Antonio João, Mariana e Juliana) uniu-se ao de Jacaúna Aguiar e passamos a falar de parentes e aderentes da ribeira do Acaraú, da cidade do Marco, então distrito de Santana, onde nascemos. Jacaúna e a mana Silene, José Ricardo e a geração mais nova em saudável convívio fazendo aflorar a árvore genealógica: os Rios, os Neves, os Moreira, os Osterno. Nomes antigos vieram à tona, Manoel Clóvis, Tia Dionéia, Ricardo Neves, Raimundo Moreira, Zeca Freitas, Chico Neves. Silene pergunta por Maria Mirtes, a mais esfuziante figura da região nos anos dourados, derramando sua beleza e alegria por todo o vale. Muito bom.

Restaram as fotos, as promessas de reencontros, as rememorações tão necessárias. Desta vez, no evento, não se falou apenas de negócios ou política. Falou-se de banalidades e coisas sérias: um quadro, um cedê, um poema, um modelito, um decor, um cartum. Tudo se passou no auditório da Câmara Municipal mas não havia a habitual sisudez protocolar de um evento oficial. E mais descontração no terreiro junino, na pracinha que tem o nome de outro poeta: José Maria Barros de Pinho. Não havia fogueira mas os corações estavam esquentados.

Uma constante: Chico Anysio. Todos falaram alguma coisa dele, uma frase, um chiste, uma citação. Elano, o mano, fez humor. Falar nisso, a ausência do Tiririca, agora parlamentar, com o tempo tomado por coisas sérias. Como também a de Sérvulo Esmeraldo, representado pela companheira Dodora Guimarães. Waldonys chegou a lembrar um pensamento otimista do Chico, que resumia toda a sua arte de viver: “Um dia sem sorriso é um dia perdido”. Chico estava representado, também, pelo comediante bonequeiro Jáder Soares, o Zebrinha, ultimamente uma espécie de seu embaixador no Ceará e que mantém uma entidade de apoio aos humoristas cearenses, o Escritório do Riso.

Parabéns ao Roberto Farias pela feliz iniciativa. Que o cidadão Francisco Anísio Viana de Paula ilumine sua trajetória com a aura de sua bondade e a luz de seu pensamento. E mais não digo porque não me foi perguntado.
 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Edital do Humor - Hora da inscrição


AGORA SIM! Temos Edital etc coisa e tal!!!
O lançamento do Edital do Humor do Ceará aconteceu ontem,  quarta-feira, dia 12 de junho de 2013, as 17h,  no Teatro Carlos Câmara (EMCETUR).
Este Edital é resultado de uma luta da classe dos humoristas, que vem se reunindo há anos, pelo menos uma vez na semana, às segundas, no Teatro Chico Anysio. Lá também funcionam o Museu do Humor Cearense, Sindicato dos Humoristas, Associação dos Humoristas Cearense-ASSOH e Escritório do Riso.
Este Edital é do Estado (SECULT) e foi uma promessa do Governador Cid Gomes, atendendo à nossa reivindicação.
Na ocasião do lançamento houve show com os humoristas Tom Leite, Colorau e Neurlândio, Leide Daiana e Marmita.
O Secretário da Cultura Prof. Pinheiro se fez presente ao evento.

HUMORISTAS QUE ESTAVAM LÁ:
 
Bené Barbosa
Ciro Santos
Cumpade Cabaça
Coloral
Chiclete
Chupeta
Delegado Vilas Mala
Dion Queiroz
Esparguete
Gente Fina
Gil Soares
Juvelina Ceará
Leide Daiana
Lailtinho
Luana do Crato
Luan Damasceno
Maestro Ceraphim
Marmita
Marmitinha
Megdal
Neurlândio
Paulo Diógenes
Roberto Riso
Severina Guet
Superedson
Tom Leite
Tony Régio
Veia Cômica
Zé Bolão
Zé Cordel
Zebrinha
Zeca Estrada

Você é Humorista Cearense? Atua e mora no Ceará? Então tá na hora de colocar em Projeto o que você tem de melhor. Faça a sua inscrição para o I EDITAL DE HUMOR DO CEARÁ. O período é de 12 de junho a 12 de julho. Não deixe para última hora.  O link é este aí:

www.secult.ce.gov.br/index.php/edital-humor/category/90-i-edital-humor-do-ceara-2013