segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Tremal Naik lança o livro História de Massapê

 
 

         O massapeense Tremal Naik lançará nesta quinta-feira, 31 de janeiro de 2019, o livro História de Massapê. Este é seu segundo trabalho. O primeiro, Conhecendo Massapê foi lançado em 1999, e foi direcionado para estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental. Já o História de Massapê é um livro maior e mais abrangente, que além de servir para o estudante em sua lida diária, nos bancos das escolas, será também de grande valia para todo e qualquer massapeense que tem carinho e amor por esta terra. Para quem é de Massapê e mora noutras plagas, esta obra servirá para curtir uma saudade boa.  

Na apresentação da obra, Tremal Naik diz: “O livro História de Massapê, resulta de pesquisas realizadas ao longo da última década em que dividia meu tempo entre a atividade docente e a constante busca por informações e documentos. Neste período, recebi o valioso auxilio de meu pai, Francisco Evilásio Araújo Carvalho (Lalá), - outro eterno apaixonado por esta terra - através de inúmeras observações, escritos,  dados e opiniões fundamentais  para o êxito deste projeto, daí a decisão de dividir com ele a autoria da presente obra”.

            O livro está sendo lançado em comemoração aos 120 (1898-2018) de emancipação politica de Massapê, e fala sobre a cidade desde o seu processo de ocupação até os dias de hoje.

O Prefácio foi escrito pelo Prof. Francisco Dênis Melo. A Orelha, pelo Professor e Advogado Gerardo Soares Filho, Gerardim, que é tio do Tremal Naik.

O historiador, escritor e humorista Jader Soares, também tio do Tremal, fará apresentação da obra no dia do lançamento.

Agora, é esperar pra ler!

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro História de Massapê

Autor: Tremal Naik Soares Carvalho

e Francisco Evilásio Araújo Carvalho

Local: Câmara Municipal de Massapê

Horário: 19h

O livro será vendido ao preço de R$: 40,00

O evento é aberto a todos!

 
 

sábado, 26 de janeiro de 2019

Turmas de TEATRO PARA ADOLESCENTE E ADULTOS. Inscrições abertas até 15 de março de 2019


A Cia Camarim de Teatro abre inscrições para Cursos de Teatro. Os cursos  acontecerão no Teatro Chico Anysio a partir de março de 2019. Período: de março à novembro de 2019.

 
Turma TEATRO PARA CRIANÇAS

Aos Sábados – de 10h as 12h

 

Turma TEATRO PARA ADOLESCENTE E ADULTOS

Aos Sábados – de 14h as 16h

 

Matrícula: de 15 de janeiro à 15 de fevereiro

Valor promocional da matrícula dentro deste período: R$ 50,00 (Cinquenta Reais)

Mensalidade: R$ 80,00 (Oitenta Reais)
 

A Aula Inaugural acontecerá no dia 17 de março, um domingo, as 16h, com a apresentação do espetáculo “Mágigo de Oz”, encenada pela Cia Camarim de Teatro.

Diretor Artísitico e Pedagógico: DAVIDSON CALDAS – 85 987 56 6931.

Coordenador Pedagógico: EDSON VAZ

Assistente de Direção Artística Cia Camarim de Teatro – MAIKEL BATISTA

Secretária e Atriz Cia Camarim de Teatro: EVELINE CEARÁ – 85 988 94 0771

Diretor do Teatro Chico Anysio: JADER SAORES – 85 999 91 0460

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Inscrições abertas para Oficina de Humor em 2019

Oficina de Formação de Humorista
Inscrições abertas
De 03 de janeiro a 14 de janeiro
Horário das inscrições: de 13h as 19h (De 2ª a Sexta)
Inicio das aulas: 15 de janeiro
Dias de terça e Quinta
Horário: de 19h as 21h
Local: Teatro Chico Anysio
Av. da Universidade, 2175
Benfica
85 - 3253 3741   -   999 91 0460
(Não há taxa de matricula nem de mensalidade. A Oficina é toda de graça.
Apoio: SECULT-CE

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Carta ao meu pai

 


  
 Fortaleza, 20 de dezembro de 2018

Meu querido pai

A bênção!


Pra começar, meus parabéns! Afinal, hoje é o seu aniversário de 100 anos! Aí no céu tem bolo?

Desejo que esta carta encontre o senhor com muita paz de espírito ao lado da mamãe, dona Raimundinha, e de meus irmãos: José Francisco, Vandinha, Oninha e Nini! Quanto a nós, os outros dez que continuamos aqui no mundo terreno, tudo bem! Todos estão mandando os parabéns: o Ari, o Rômulo, o Antônio José, a Socorrinha, o Gerardim, o Chico, o Wellington, a Nandila e a Tatá!

Geramos mais de meia centena de filhos, seus netos! Às vezes penso que o senhor é um deles!!!

Pois é! E o senhor que nasceu em Massapê, num 20 de dezembro como hoje, está completando 100 anos (1918 – 2018). 73 deles, passou aqui com a gente. Há 27 nos encontramos só em sonhos e pensamentos.

O senhor, meu pai, continua sendo nossa referência de cidadão. Homem pacato; trabalhou durante a vida todinha para nos educar, principalmente para vida... Para que nós soubéssemos chegar... e sair... em qualquer lugar. Sermos respeitosos e éticos. Isso, e principalmente isso, devemos e somos muito gratos ao senhor.

...Pai, gostaria de lhe dizer muitas coisas hoje, mas, para  ser sincero, não sei bem exatamente o que dizer! Não por falta de assunto.  Muito pelo contrário. É que são tantas as lembranças, que me  embaralham a cabeça, e chegam a escorrer pelos olhos...

Hoje eu tô com quase 57. Quando o senhor viajou, eu tava com 30.

...Dos seus passos largos, guardo a lembrança de quando eu era criança... Uma passada do senhor, dava bem três das minhas...

...O seu assobio... Vixe! O seu assobio era uma ordem!

...E a cadeira de balanço, toda noite na calçada, pra tomar um vento e jogar conversa fora?! Eita! As vezes, também, o senhor cantava umas músicas. Recentemente, conversando com a Maria do Carmo da D. Laura Aguiar, nossa prima, ela me falou: “pois é, o seu Gerardo cantava e era bem”!   Que lembrança boa, a da cadeira na calçada!

Lembro-me agora do leite mungido, de manhazinha, lá no quintal, onde o senhor ficava rindo do “bigode branco”, que o leite fazia nos lábios da filharada.

E as cartas, que o senhor escrevia, enviadas aos filhos que se espalhavam mundo à fora, na busca de vencerem na vida em Fortaleza, Teresina e Salvador?! E foram muitas! Afinal, também eram muitos os filhos. Letra firme. Redação perfeita! Sem dúvida, inspirou a todos nós no caminho da escrita, da educação e do bom gosto pela arte e cultura em suas mais amplas possibilidades! Tenho todas as cartas que o senhor escreveu pra mim...

Meu querido pai Gerardo, vou ficar por aqui, prometendo voltar a lhe escrever com mais frequência!

Feliz aniversário!

Feliz Natal!

Nós te amamos!

Beijos do filho

Jader

 

Ps.: Fico muito feliz quando o senhor  marca  presença nos meus sonhos!

 

 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O Filme "O Coquetel" é a mais nova produção para a telona na terra do Humor

 

O Filme “O Coquetel” já tem data e local de estreia. A data é dia 11 de dezembro/2018, as 19h. O local: Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, o mais belo palco de cinema do Ceará e um dos mais belos do Brasil!

Mas, que filme é este? De onde surgiu esta película? De que se trata? Qual o Gênero abordado?

Vamos lá! O filme é de humor. Uma comédia despretensiosa numa pegada bem cearense. A produção é caseira. Não teve incentivo financeiro de canto nenhum. Não teve cachê para ninguém. Cada um se bancou! Proposta do filme: fazer rir.

João Mateus, 55 anos, cearense de Cascavel, morando em Fortaleza desde 1971, comerciante no Mercado Central de Fortaleza, desde  1984 é o ator principal e o responsável por esta façanha. Ele também atua nos palcos como humorista. Nos palcos João Mateus é Zé Bolão e forma dupla com Francisco Rodrigues, que atua como Delegado.

 Este é o 2º filme de João Mateus. O 1º filme foi O MELIANTE, que estreou no dia 10 de outubro de 2017 também no Cineteatro São Luiz, dentro da Programação da Semana do Audiovisual.

No elenco de O COQUETEL, podemos citar: João Mateus, Vidal, Dedim Gouveia, Jader Soares, Celia Joplin, Tato Júnior, Paulo Neves, Chico Rodrigues, Fabricio Jorge, Lucia Machado, Tereza Angélica, Ronaldo Cornélio, Cleuton Costa, Panta, Gente Fina, Nonato Oliveira, Vera Lucia, Margareth Carrah, Wladiza Mesquita, Eveline Ceará, Clarellys, Antônio Ferreira, Angêlica Bonfim e Tereza Praia. Cinegrafistas: José Bernardino e  Lucilânio. Editor: José Bernardino.

 
A Gravação do filme aconteceu em Antônio Diogo, distrito de  Redenção, Ceará, há 70 Km de Fortaleza, sempre nos finais de semana. Durou 5 meses. De março  a agosto de  2018. Duração: 1 hora e 16 minutos. Indicação de idade: 14 anos.

Agora nos resta marcar presença no Cineteatro São Luiz e ver o que esta moçada preparou!
 

SERVIÇO:

Filme: O COQUETEL

ESTREIA: Dia 11 de dezembro de 2018

HORÁRIO: 19h.

LOCAL: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira – Fortaleza-CE)

INDICAÇÃO: 14 anos

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza


 
A Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de
Fortaleza (CMPC), para o Biênio 2019-2020, já está em curso.

Cronograma das Eleições:

INSCRIÇÕES: De 31 de outubro a 16 de novembro de 2018 via Mapa Cultural de Fortaleza.

DATA DA ELEIÇÃO: 11 a 15 de dezembro de 2018.

LOCAL DE VOTAÇÃO: Vila das Artes - Rua 24 de maio, nº 1221 – Centro.

Para todas as Linguagens e Territórios Regionais

Para se cadastrar como eleitor e/ou eleitor-candidato é necessário estar cadastrado no Mapa Cultural de Fortaleza.

Matéria sobre as eleições:

https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/conselho-municipal-de-politica-cultural-convoca-eleicoes-para-o-bienio-2019-2020