quinta-feira, 21 de maio de 2015

Troca de Santos

Jurava eu, cristão, devoto de São José, que São José dava voto. E dava, mas não dá mais. Com o tempo, desgastou-se. Não fez nenhuma trapalhada no plano celeste, mas, os que atuam no plano terrestre andam meio assim, sei lá, com ele.
 
José de Nazaré, carpinteiro, homem comum, deixou de ser comum por ser pai de Jesus. E o cearense, que não é besta nem nada, resolveu logo foi se agarrar com o pai do homem: "assim a providência num faia". Mas, sabemos nós, que o nosso Cearazim é ruim de chuva desde que a chuva foi inventada.

Só pra se ter uma ideia, no alvorecer do século 17, quando Pero Coelho de Sousa (Sousa com "S", porque se fosse com "Z" seria Zousa - Só pra não perder a piada) veio descobrir o Ceará, perdeu dois filhos, por causa de seca. E agora, 400 e tantos anos depois, ainda estamos nós a reclamar a falta do precioso líquido, que  aliás, cai é muito, mas, como ninguém guarda pra beber, o mar, com sua sede de quem comeu peixe salgado, bebe todinho.

Diante de exposto, São José deixa o posto de Santo das Águas e o papo agora é com São Francisco.

Arievaldo Viana, de Canindé, disse que um matuto de lá falou pra ele:

- Agora danou-se, se nóis aqui num tem água nem pra nóis se assiar, cuma é que nóis vamo banhar o Ceará todim?

- Né isso não, homem de Deus!

- Cuma que num é? Eu uvi na radia.

- Calma ti, o São Francisco em questão é o Rio, que fica purali pelas Minas Gerais, Bahia, Pernambuco...

Aí, ouviu um sonoro alivio do caboco:

- Aaaabom! Eu vi logo!

Espero que troca de Santos não mexa com o devoto... e que o voto não seja trocado pela  a troca de Santos.
 
Prof. Jader Soares
Humorista cearense
Fortaleza - CE
21 de maio de 2015
 
 



sábado, 11 de abril de 2015

Dia Nacional do Humorista comemorado com sucesso na Praça do Ferreira



          Humoristas cearenses se reuniram ontem, 10 de abril, numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O encontro foi Praça do Ferreira. Começou as 16h e terminou as 20h. 40 humoristas se apresentaram. Sucesso total.

            Este ano, pela primeira vez o Dia do Humorista é comemorado Nacionalmente. A Lei é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.

        Viva os 100 anos do Bode Ioiô!

            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Por isso, o dito-cujo foi homenageado no evento e suas peripécias foram lembradas e contadas aos presentes.

            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.

            Marcaram presença no evento:

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Goiaba e  Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Valentim Maia, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegadoe Zé Bolão, Colorau e Neurlâncio, Marmita e Marmitinha, Tom Leite, Fransquinha, Oscabrito, Manguaça, Pepeta, Tampinha,  Zé das Tapiocas, Pabeção, Júlio Soim, Bet Ket, Chupeta, Sibalena e Ronaldo, Dion Queiroz, Manguaça, Ronaldo Praça, Izaias Lourenço, Polegar, Jovelina Ceará, David Moraes, Felipe Ferreira e Debyloide.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Humoristas na Praça do Ferreira dia 10 de abril as 16h


O Dia do Humorista agora é no Brasil todim
12 de Abril
Dia Nacional do Humorista
(Uma homenagem a Chico Anysio)
Lei Municipal nº 9518 de 23/10/2009   (Fortaleza)
Lei Estadual nº 13.317 de 02/07/2003  (Ceará)
Lei Federal nº 13.082 de 08/01/2015  (Brasil)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
(1915 – 2015)


 

 
            Humoristas cearenses se reúnem numa grande festa para comemorar pela 12ª vez o Dia do Humorista. O ponto alto das comemorações envolverá em torno de 40 comediantes que se apresentarão na Praça do Ferreira, dia 10, sexta-feira,  de 16h as 20h.
 
            Este ano, pela primeira vez a data é comemorada Nacionalmente. A Lei Nacional é do Deputado cearense José Airton Cirilo. A Lei Estadual é do ex-Deputado Artur Bruno e a Lei Municipal é da ex-Vereadora Eliane Novais.
 
            Dia 12,  data em que se comemora o Dia Nacional do Humorista, as 19h haverá a abertura da Exposição TOM DE TODO JEITO, uma homenagem ao humorista Tom Cavalcante, no Museu do Humor Cearense. A Exposição ficará em cartaz até o dia 30 de abril. Na ocasião haverá apresentação relâmpago de vários humoristas. No dia da abertura da Exposição a entrada será de graça. (Av. da Universidade, 2175-Benfica. Anexo ao Teatro Chico Anysio)
 
Viva os 100 anos do Bode Ioiô!
            O Bode Ioiô que perambulou pela Praça do Ferreira de 1915 a 1931 está fazendo 100 anos este ano.  Seu  nome será lembrado durante o evento. A  irreverência do bode tem tudo a ver com a molecagem cearense. Por isso será homenageado.
 
            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.
 
INFORMAÇÕES:
Jader Soares
9991-0460
3252-374

Humoristas já confirmados

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Luan Damasceno, Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Veia Cômica, Zebrinha, Megdal, Delegado, Zé Bolão, Colorau, Neurlândio, Gente Fina, Marmita e Marmitinha,Tom Leite, Francisquinha, Rosinete, Esquema, Mexerico, Oscabrito, Maestro Seraphim, Manguaça, Paçoca, Fubá, Pepeta, Chocolate,  Zé das Tapiocas e Dion Queiroz (Foto)

 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Exposição homenageia Tom Cavalcante

 
 
Exposição
 
Período: de 12 a 30 de abril de 2015
Abertura: 12 de abril
Hora: 19h
Local: Museu do Humor Cearense
Av. da Universidade, 2175
Fortaleza – Ceará
Horários de funcionamento:
De Terça a Sexta - de 09h as 19h
De Sábado a Domingo - de 09h as 21h
85 - 3252 3741  -  9991 0460
Ingressos: Inteira R$: 10,00 - Meia R$: 5,00
Obs.: No dia da abertura da Exposição não haverá cobrança de Ingressos.
 
            O Museu do Humor Cearense faz uma merecida homenagem ao maior humorista brasileiro da atualidade: Tom Cavalcante. Tom, nasceu no Ceará. É nome nacionalmente conhecido e respeitado. Homem de Rádio, TV e Teatro, é sucesso por onde passa. Atualmente, Tom está contratado da TV MultiShow. 
            A abertura da Exposição será no Dia Nacional do Humorista, 12 de abril, e ficará em cartaz até o dia 30 deste mesmo mês. O Dia do Humorista é uma homenagem a Chico Anysio, que nasceu no dia 12 de abril  de 1931.
O QUE TEM NA EXPOSIÇÃO (?)
            Na Exposição Tom de todo jeito, o visitante terá a oportunidade de ver figurinos originais de personagens do humorista, doados por ele mesmo para compor o acervo do Museu. A Exposição mostrará também: Fita K7 ‘pirata’, que era vendida à época em que Tom morava em Fortaleza; CDs, DVDs, Cartazes e Ingressos de shows, Fotos, Reportagens antigas e atuais de Jornais e Revistas e muito mais.
            Na Sala de Vídeo, o telão estará exibindo os mais variados momentos de Tom na TV , seja em programas que ele participou ou comandou, como também   em entrevistas e reportagens.
            O humorista Jader Soares lançará um cordel sobre a Exposição, no dia da abertura.
 
            Também será mostrado detalhes sobre o nascimento do artista, inicio da carreira, onde estudou... Tudo isso no sentido de aproximar ao máximo o homenageado à sua terra e à sua gente.
 
 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Zé das Tapiocas é o Mentiroso do Ano


O Humorista Zé das Tapiocas vence o XXVII Festival de Mentiras realizado debaixo do Cajueiro da Mentira, na Praça do Ferreira. Ali, 24 mentirosos se reuniram, numa disputa ferrenha por uma premiação exuberante e o Troféu Pantaleão. O resultado final foi o seguinte:
1º Colocado - Zé das Tapiocas
2º Colocado - Valentim Maia
3º Colocado - Delegado Vilas Malas

A premiação

            Debaixo do Cajueiro Botador (Cajueiro da Mentira), na Praça do Ferreira, rememorando a história dos potoqueiros das antigas, aconteceu a abertura das comemorações do Mês do Humorista. Ali, no dia 1º de Abril, as 17h, foi realizado o XXVII Festival de Mentiras, onde o Mentiroso do Ano foi escolhido. O campeão levou além do Troféu Pantaleão (Personagem mentiroso de Chico Anysio), premiação em dinheiro. A premiação total, líquida e sem desconto, foi de   R$ 1,75 assim distribuído:

            1º Colocado R$ 1,00

            2º Colocado R$ 0,50

            3º Colocado R$ 0,25

            O prêmio foi pago na hora, em moeda corrente do Brasil, sob forte esquema de segurança.

História do Festival de Mentiras

            De 1904 a 1920, na Praça do Ferreira, debaixo do Cajueiro Botador (era assim chamado porque botava caju o ano todo – e isso é verdade), o Ceará assistiu a sua festa mais tradicional, popular e moleca que foi o Festival de Mentiras, realizado, é claro, no dia 1º de Abril. Ali, intelectuais, artistas, bebuns e desocupados passavam o dia escrevendo e afixando papelotes no Cajueiro, com todo tipo de mentiras, de preferência as mais provocantes à sociedade e aos homens do poder.

            Em 1920, o Prefeito Godofredo Maciel, sentindo-se incomodado com a brincadeira, mandou derrubar o Cajueiro, acabando com a farra.

            Na última reforma da Praça do Ferreira, foi plantado um novo cajueiro e colocado a seu lado uma placa que conta um pouco desta história.

            Em 2006, depois de 86 anos sem acontecer o evento, o Escritório do Riso/Museu do Humor Cearense retomou o Festival de Mentiras, realizando-o nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 no Teatro Chico Anysio. Em 2010, o Festival voltou à Praça do Ferreira, seu lugar de origem. E agora em 2015, mais uma vez, debaixo do Cajueiro Botador, o Festival será realizado, abrindo a programação do Mês do Humorista.

segunda-feira, 30 de março de 2015

XXVII Festival de Mentiras



 

            Debaixo do Cajueiro Botador (Cajueiro da Mentira), na Praça do Ferreira, rememorando a história dos potoqueiros das antigas, acontecerá a abertura das comemorações do Mês do Humorista. Ali, no dia 1º de Abril, as 17h, será realizado o XXVII Festival de Mentiras, onde escolheremos o Mentiroso do Ano, que levará além do Troféu Pantaleão (Personagem mentiroso de Chico Anysio), premiação em dinheiro. A premiação é líquida e sem desconto, e, mesmo, apesar da crise econômica, que assola o Brasil, será mantida. R$ 1,75 no total, assim distribuído:

            1º Colocado R$ 1,00

            2º Colocado R$ 0,50

            3º Colocado R$ 0,25

            O prêmio será pago na hora, em espécie, em moeda corrente do Brasil, sob forte esquema de segurança.

            Qualquer pessoa poderá disputar. Para isso basta preparar uma boa mentira, pegar o microfone e soltar o verbo. Este ano não aceitamos a participação de achacadores.

            Quem vai escolher o Maior Mentiroso do Ano será o público, através de aplausos, vaias, gritos, gemidos, estalos de dedos, assobios ou outra manifestação qualquer de apoio ao seu mentiroso preferido.

            As inscrições serão realizadas a partir das 16h, debaixo do pé de caju, no próprio dia 1º. De graça.

História do Festival de Mentiras

            De 1904 a 1920, na Praça do Ferreira, debaixo do Cajueiro Botador (era assim chamado porque botava caju o ano todo – e isso é verdade), o Ceará assistiu a sua festa mais tradicional, popular e moleca que foi o Festival de Mentiras, realizado, é claro, no dia 1º de Abril. Ali, intelectuais, artistas, bebuns e desocupados passavam o dia escrevendo e afixando papelotes no Cajueiro, com todo tipo de mentiras, de preferência as mais provocantes à sociedade e aos homens do poder.

            Em 1920, o Prefeito Godofredo Maciel, sentindo-se incomodado com a brincadeira, mandou derrubar o Cajueiro, acabando com a farra.

            Na última reforma da Praça do Ferreira, foi plantado um novo cajueiro e colocado a seu lado uma placa que conta um pouco desta história.

            Em 2006, depois de 86 anos sem acontecer o evento, o Escritório do Riso/Museu do Humor Cearense retomou o Festival de Mentiras, realizando-o nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 no Teatro Chico Anysio. Em 2010, o Festival voltou à Praça do Ferreira, seu lugar de origem. E agora em 2015, mais uma vez, debaixo do Cajueiro Botador, o Festival será realizado, abrindo a programação do Mês do Humorista..

Informações: (85) 3252 3741  - (85)  9991 0460  (Jader Soares)

 

 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hoje, 02 do 02 de 2015 Paula Nei faria 157 anos

Francisco de Paula Nei (Vila de Aracati, CE, 2/2/1858 – Rio de Janeiro, RJ, 13/10/1897). Hoje é o aniversário dele de 157 anos. De vida mesmo,  num chegou nem aos  40, direito. Humorista,
boêmio, jornalista, poeta e intelectual, viveu na época do Aluízio Azevedo, Coelho Neto, Guimarães Passos, Luiz Murat, Olavo Bilac e mais um bocado de gente boa. Viveu na época e foi amigo e admirado por todos os citado. Coelho Neto escreveu até livro sobre o Nei. É do Paula Nei o soneto que diz ser "Fortaleza, a loira desposada do Sol"

A FORTALEZA

Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares,
A Fortaleza, a loira desposada
Do sol
, dormita à sombra dos palmares.

Loura de sol e branca de luares,
Como uma hóstia de luz cristalizada,
Entre verbenas e jardins pousada
Na brancura de místicos altares.

Lá canta em cada ramo um passarinho,
Há pipilos de amor em cada ninho,
Na solidão dos verdes matagais...

É minha terra! a terra de Iracema,
O decantado e esplêndido poema
De alegria e beleza universais!