sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Morre Humorista Marcos Plonka

Zebrinha, Marcos Plonka e Augusto Bonequeiro - RECORD(SHOW DO TOM)

Zebrinha e Marcos Plonka TV RECORD (SHOW DO TOM)


Um infarto matou na noite desta quinta, ontem, 08 de Setembro, o ator Marcos Plonka, o Samuel Blaustein da Escolinha do Professor Raimundo. Ele tinha 73 anos de idade.
Marcos Plonka nasceu em 26 de setembro de 1939, em São Paulo, capital, no bairro de Tatuapé. É de família judia. Seus pais são da Polônia e vieram para o Brasil, logo antes da segunda Guerra Mundial. Aqui foram ser comerciantes e passaram a ser chamados de “turco da prestação”, nome genérico que na época se dava a todos os mascates, a todo vendedor de “porta a porta” (No Ceará a gente chama de GALEGO). Marcos Plonka, mesmo no tempo da escola, só pensava em fazer rádio, em ser locutor. Tentou, fez teste, mas não conseguiu. O que conseguiu foi um papel no “Teatro da Juventude”, de Tatiana Belinky e Julio Gouveia.

Plonka começou na Televisão Tupi. Com ele estava, desde o começo, o amigo e “quase irmão” Elias Gleiser. Suas famílias vieram juntas da Polônia. Do “Teatro da Juventude”, Plonka passou a participar de todos os tele-teatros da casa. Participou de vários “TVs de Vanguarda”, fazendo papéis sérios. Mas se deu melhor nos “TVs de Comédia”, de Geraldo Vietri. Com ele fez inúmeros trabalhos, tanto na televisão quanto no cinema.

O humor, porém, estava no sangue de Plonka e ele acabou cedendo e participando apenas de comédias. Da Tupi, das dublagens, dos filmes e dos teatros, por fim a Globo apareceu em sua vida, já quando era um ator experiente. Nessa grande emissora para a qual foi, quando a Tupi foi à falência, Marcos Plonka participou de programas de grande sucesso, como “Planeta dos Homens” , “Balança, mas não cai” , “Os Trapalhões” , ‘Chico Anizio Show”, “Chico City” , “Escolinha do Professor Raimundo”. Nesse programa consagrou o personagem judeu Samuel Blaustein, com alguns bordões conhecidos e repetidos por todo o Brasil, como: “Fazemos qualquer negócio” .

A coisa pegou tanto que Plonka montou um show com o mesmo nome, que apresentou por teatros, convenções, etc.

O Humorista fez também muitos filmes, quase sempre ligado a Geraldo Vietri; em verdade, seu grande amigo e incentivador. Por outro lado, porém, Plonka sempre teve atividades paralelas. Não ficou apenas sendo ator. Foi empresário em diversas áreas.

Nós que fazemos o HUMOR CEARENSE lamentamos a perda de mais um Artista do Riso.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia do ARTISTA é comemorado no Dragão do Mar

O SATED-CEARÁ comemorou o DIA DO ARTISTA, último dia 24, com homenagens a grandes profissionais e instituições que contribuíram e contribuem para a história das Artes no Ceará.
A festa foi bonita e aconteceu no Teatro do Dragão do Mar, comandada pelo presidente do SATED, Oscar Roney. MATHEUS, encarnado pelo ator Cláudio Ivo apresentava as atrações. Eu vi tudo! Eu e a Maria.
Os homenageados de 2011:
GERALDO MARKAN - HOMENAGEM ESPECIAL
ORLEYNA MOURA - (Artes Cênicas - CARIRI)
ARY SHERLOCK – Teatro
AUGUSTO BONEQUEIRO – Humor / Teatro de Bonecos
HELENA COELIS – Dança
EDSON BRANDÃO (Circo Halley) - Circo
ELZENIR COLARES – Cultura Poupular
SEU VAVÁ (Cine Nazaré) – Audiovisual
JULIANA MELO (Maraponga Mart Moda) – Moda
ADAIL NASCIMENTO (Theatro José de Alencar) – Área Técnica
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DO ESTADO DO CEARÁ - SRTE
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC/CEARÁ

BOM HUMOR NA COPA 2014

O Humor no Ceará está em todas e já tem gente gaiata de olho na Copa. Numa jogada espetacular o humorista Jáder Soares, através de seu personagem Zebrinha faz um gol de placa com uma palestra/show falando tudo sobre a Copa 2014, que acontecerá num país chamado Brasil. São 45 minutos sem prorrogação, um primeiro tempo, falando de como surgiu a Copa do Mundo.e da participação da Canarinho em todas elas. No final de cada apresentação há distribuição de um cordel sobre o evento e o sorteio de uma bola.
A Copa acontecerá em 12 estádios,em 12 Estados diferentes. No Ceará, o Castelão está sendo preparado para esta que é a maior festa esportiva do planeta. Mas não é só o Castelão que está se arrumando para ver a bola rolar. A Copa é um evento extraordinário e mexe com toda a estrutura das cidades-sedes. O PV (Estádio Presidente Vargas) já está prontinho para receber jogos de preparação para a Copa, tipo de treino de seleções que por aqui ficarão.
Na palestra o humorista trabalha acompanhado por um boneco, Benvindo é o nome dele. Nome que aliás, é uma referência direta à hospitalidade do povo cearense. E é justamente num diálogo travado entre Zebrinha e Benvindo, o Ventríloquo e o Boneco que a conversa se desenrola, falando sobre a transformação que a cidade de Fortaleza implementará em todos os setores: esporte, turismo, educação, cultura, gastronomia transporte, meio ambiente etc.coisa e tal. Está todo mundo desenvolvendo ações para que tudo aconteça sem bola fora.
A palestra fala também sobre a história do Castelão: sua fundação , quem fez o 1º gol, a visita do Papa, os jogos da Seleção e os resultados das partidas no Ceará. O grande lance desta palestra/show é que tudo é abordado numa linguagem simples e de fácil entendimento, onde, além de receber todas as informações sobre a Copa 2014, o público se derrete em gargalhadas, já que as informações são passadas, com muito bom humor. Coisa de cearense !
O público alvo é o público em geral. A palestra está preparada para ser realizada em escolas, universidades, empresas, teatros, praças e feiras.
Jáder é craque em palestra/show é tem além de “Bom Humor na Copa” mais nove palestras sobre os temas mais variados possíveis: “DENGUE, o Fim da Picada”, “Com AIDS não se Brinca”, “ A Vida não é uma DROGA”, “Preservar é a maior Limpeza”, “ Motivação e Bom Humor no Trabalho”, “Vender é uma Arte”, “Segurança e Bom Humor no Trabalho”, “História do Ceará” e “Que Dragão é esse ?”
Mais informações: www.zebrinha.net

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SHOW DO TOMem Fortaleza

O Humorista Tom Cavalcante volta à terrinha com seu novo espetáculo: NO TOM DO TOM. As apresentações acontecerão hoje, dia 19 e amanhã dei 20.
Local: Teatro Via Sul
Horário: 21h
Ingressos:
Inteira: 120,00
Meia: 60,00
...Comentar o que? O TOM é o TOM (Profundo, não?!)

domingo, 14 de agosto de 2011

VIII F H C já deixa saudades

O VIII FHC (Festival do Humor Cearense) aconteceu de 10 a 13 de agosto de 2011, no SESC de Iguatu-CE. Terminou ontem. 10 mil pessoas, uma média de 2 mil e 500 pessoas compareceram por dia ao evento, que movimentou toda a cidade de Iguatu.

A Programação foi a seguinte:
Dia 10 – (Quarta)
Matheus Ceará
Anderson Justos

Dia 11 – (Quita)
Zeca Estrada
João Cláudio Moreno

Dia 12 – (Sexta)
Nas Garras da Patrulha
Paçoca e Fubá

Dia 13 – (Sábado)
Skolástica
Tirulipa

A apresentação ficou por conta do Zebrinha (conhece?)

No sábado, último dia do evento um bocado de gente já perguntava: "E aí,como vai ser ano que vem?"

A resposta: - Vai ser tão bom quento foi este ano. Quem viver,verá!





domingo, 7 de agosto de 2011

Oficina de Humor

Começou ontem, sábado, a OFICINA DE HUMOR do Teatro Chico Anysio. A Oficina acontece aos sábados, de 15h as 17h. A duração é de dois meses(Agosto e Setembro) e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). 15 pessoas se inscreveram.

domingo, 24 de julho de 2011

Duas de Futebol

1 - Peculiaridades do Futebol Cearense. No futebol cearense tem Ex-Presidente em todo canto. O Goleiro do Ceará é FERNANDO HENRIQUE. O Técnico do Fortaleza é ARTUR BERNARDES. E o Estádio é PRESIDENTE VARGAS...
2 - Terça-feira. Os jogos do Fortaleza agora acontecerão às terças-feiras. Motivo: Fica perto da 4ª...